São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moraci encerra treinos fortes

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

Terminou ontem a primeira fase de treinamentos físicos fortes da seleção brasileira nos Estados Unidos. "Agora, só vamos fazer um polimento no condicionamento de cada atleta", disse o preparador Moraci Sant'Anna.
Em uma semana de treinamentos diários, os 11 jogadores titulares emagreceram ao todo 18 kg. Perderam gordura e ganharam massa muscular.
O time está mais resistente ao esforço físico. Mas ficou mais pesado e lento em campo. "O trabalho a partir de agora visará melhorar a capacidade de explosão e velocidade", segundo Moraci.
Ontem, os jogadores passaram das 10h24 às 10h50 da manhã correndo em ziguezague pelo gramado do estádio da Universidade Santa Clara.
O exercício era feito entre marcações a 12 metros uma da outra, formando uma angulação de 45 graus. Uma série consistia em correr 18 vezes o trajeto de 12 metros.
Cada jogador devia fazer oito séries. Cada um correu, portanto, um total de 1.728 metros. Sempre em velocidade máxima. O tempo total do treino foi de 26 minutos.
Moraci Sant'Anna forçou deliberadamente os jogadores nesta primeira semana de treinamentos. Pela estratégia traçada, o enrijecimento dos músculos dos jogadores tem que acontecer agora.
O preparador físico terá 18 dias até a estréia da seleção brasileira na Copa para relaxar a musculação dos atletas. Fará isso sem prejuízo para o condicionamento adquirido. É o que chama de "polimento".
Os jogadores reclamaram da intensidade dos treinos logo nos primeiros dias. Mas nunca se recusaram a treinar.
Reclamaram que os treinos puxados resultavam em dores musculares. "É normal que isso acontecesse", disse Moraci Sant'Anna. Ainda assim, apenas Branco não completou o treino ontem (leia texto nesta página).(FR e MM)

Texto Anterior: Brasil arma surpresa no ataque
Próximo Texto: Branco é o mais ameaçado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.