São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil estréia contra Taiwan no Mundial

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil estréia hoje contra Taiwan no 12º Campeonato Mundial Feminino de Basquete.
As brasileiras são favoritas no jogo que começa às 7h30 (hora de Brasília), em Launceston, Tasmânia, Austrália.
O time tenta conquistar sua segunda medalha na competição –ganhou bronze, em 71, em São Paulo– e apagar a imagem da fraca campanha de 90, na Malásia, quando terminou em 10º lugar.
A estréia contra Taiwan não preocupa o time brasileiro. O técnico Miguel Angelo da Luz disse que o Brasil precisa neutralizar os arremessos de três pontos (feitos além da linha de 6,25 m da cesta) das adversárias.
"Elas não contam com jogadoras altas e costumam trabalhar com velocidade e arremessos de distância muito longa", afirmou o técnico brasileiro.
As brasileiras sempre levaram vantagem em confrontos com as equipes de Taiwan. Os obstáculos maiores são as equipes da República Eslovaca e da Polônia, integrantes do grupo, que promove dois times à próxima fase.
A tabela da fase de classificação favorece o Brasil. Além de estrear contra o time mais fraco, a equipe do Brasil tem a chance de observar os dois principais adversários, que jogam entre si, hoje.
O conjunto da República Eslovaca, por exemplo, tem várias jogadoras da equipe da ex-Tcheco-Eslováquia, que derrotou o Brasil na Olimpíada de Barcelona-92.
A Polônia conta com um conjunto forte e a pivô Malgorzta Dydek, de 2,14 m. Mas as brasileiras têm conseguido vitórias nos confrontos com as polonesas.
As pivôs Leila, Alessandra e Cíntia, que participam do Mundial adulto pela primeira vez, estão otimistas.
Alegam que estão tranquilas porque sabem que fizeram uma boa preparação e agora querem entrar na quadra para jogar.
Estados Unidos (campeões do Mundial anterior), Austrália e China despontam como as principais forças da competição.

Texto Anterior: Hortência e Paula fazem despedida
Próximo Texto: Taiwan é mais fraca do grupo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.