São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londrina e BH têm festival internacional

DA REDAÇÃO

Aproveitando o embalo do 4º Festival Internacional de Artes Cênicas de São Paulo, dois outros festivais internacionais de teatro acontecem simultaneamente em Londrina e Belo Horizonte.
O 26º Filo (Festival Internacional de Londrina) começou anteontem e vai até o dia 12. Ao todo participam 15 grupos, três do Brasil e 12 do exterior.
O FIT (Festival Internacional de Teatro) em Belo Horizonte abre hoje e também termina no dia 12 de junho. Reúne sete grupos internacionais e dez nacionais.
Uma das peças internacionais mais cotadas nos dois festivais é a francesa "Se¤or Z", da Compagnie Amoros et Augustin.
O grupo estreou ontem em Londrina e faz sua última apresentação no Filo hoje.
"Se¤or Z" estará no festival de São Paulo nos dias 4 e 5 e no festival de Belo Horizonte no dia 7.
Duas estréias –de grupos espanhóis– são destaque no festival de Londrina hoje. O grupo Pikor traz a comédia "Azucar & Vinagre", e o Chévere apresenta o espetáculo "Máquina Total".
A peça faz uma crítica bem-homorada dos VIPs (very important persons) e será apresentada no Teatro Armazém, às 22h30.
Amanhã, a novidade do Filo é a peça "Cinema", do grupo polonês KTO, que se apresenta no Cine Teatro Ouro Verde.
Em Belo Horizonte, o festival abre hoje, às 17h, com o espetáculo "Bivourac", do grupo francês de teatro de rua Génerik Vapeur.
Na sequência, às 20h, será encenada "As Aventuras de Pedro Malazarte", do grupo de Natal (RN) Alegria Alegria.
"Vereda da Salvação", do grupo Macunaíma, com direção de Antunes Filho, é o destaque da programação de amanhã.
A peça –de autoria de Jorge de Andrade– mostra a realidade brasileira através da história de fanáticos religiosos que matam quatro crianças por acreditar que elas estavam possuídas pelo demônio.
Os dois festivais têm ampla programação paralela, com workshops, debates, conferências e oficinas gratuitas.
No festival de Londrina, amanhã, às 11h, a atriz dinamarquesa Julia Varley, do Odin Teatret, faz uma demonstração de trabalho no Centro Cultural Igapó.
Em BH, dos dias 5 a 7 de junho, o diretor do grupo colombiamo La Candelaria, Santiago Garcia, realizará uma oficina de criação coletiva.
Antunes Filho, do CPT (Centro de Pesquisas Teatrais), fala sobre o método para o trabalho do ator brasileiro, dos dias 6 a 8, no Palácio das Artes.

INFORMAÇÕES: Festival Internacional de Londrina (tel. 043/324-8562); Festival Internacional de Teatro em Belo Horizonte (tels. 031/222-0544 e 201-5572)

Texto Anterior: RANKING DAS MINISSÉRIES
Próximo Texto: Governo dá CR$ 500 mi à Feira de Frankfurt
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.