São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Vídeo-guia mostra o que o turista procura
FEDERICO MENGOZZI
Para quem viaja, o vídeo –e o guia de 28 páginas com mapa da cidade que o acompanha– pode representar a antevisão do paraíso, traça roteiro de cartão-postal, constitui síntese da vida urbana. Para quem viajou, representa um passeio pela memória, propõe cenários que sugerem lembranças e traz um certo gosto irrecusável de saudade. Viajar é melhor que ver TV, mas os vídeos preenchem a expectativa de quem vai ou de quem foi. "Paris", o primeiro da série, mostra a grandiosidade da Cidade Luz; "Roma", o segundo, passa toda a riqueza cultural e histórica da Cidade Eterna; "Nova York", nas bancas, cai um pouco, dá uma idéia do território multiétnico, mas não de sua magnitude. Imagens de qualidade, tomadas aéreas, montagem ágil e cadenciada, com fundo musical nem sempre adequado, a Vídeo Travel se atém àquilo que o turista procura. Não se espere por uma Nova York desconhecida. Mas a Manhattan que o visitante procura está lá. Falta um pouco do elemento humano, que é uma outra dimensão do centro urbano. Infelizmente, os vídeos não revelam o nome de quem fotografou as avenidas de Paris ou as fontes de Roma. Não se sabe de quem é o texto e mal se sabe que a série é da De Agostini, que tem dezenas de títulos. No Brasil, serão mais nove –o próximo, convenientemente, é San Francisco, uma cidade para deixar o coração. Vídeo Travel Paris, 38 minutos; Vídeo Travel Roma, 35 minutos; Vídeo Travel Nova York, 36 minutos, CR$ 38.500,00 –nas bancas. Publicação quinzenal da Editora Abril/Vídeo Print. Serviço de atendimento ao consumidor: (011) 287-2454. Texto Anterior: Lambari quer virar a Montecarlo brasileira Próximo Texto: Miami sedia megaevento e investe em segurança Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |