São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bisol é destacado para responder a tucano

CYNARA MENEZES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O vice da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, senador José Paulo Bisol (PSB-RS), recebeu da direção da campanha a tarefa de responder aos ataques de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.
Bisol é advogado e professor. É tido como bom orador e de boa formação intelectual.
"É o jurista que vai responder ao sociólogo", anunciou o próprio Lula em referência ao seu vice e a seu adversário do PSDB na última terça-feira, em Brasília.
Bisol aceitou a missão. "Eu gosto do Fernando (Henrique Cardoso), mas falou bobagem eu respondo", disse o senador.
O vice de Lula tem demonstrado versatilidade. Após discursar no encontro entre o presidenciável e evangélicos, chegou a ser chamado de "reverendo" pelos petistas.
Bisol comparou seu companheiro de chapa ao "enjeitado Moisés" e ao "filho de marceneiro Jesus". Agradou. A voz do senador se tornava mansa e pausada cada vez que tocava no nome de Deus.
Ao falar a artistas, disse que gostaria de ser chamado de "poeta". E avisou: "Vou deitar o meu latim". Ele disse que tinha pensado em um discurso "pretensioso", citando o filósofo grego Aristóteles (384 a 322 a.C.). Desistiu.
Pareceu mais pedante ao preferir os menos conhecidos Bohme (1575-1624) e Cassirer (1874-1945), ambos alemães.
Citou "as flores parecem semelhantes quando são diferentes e diferentes quando são semelhantes", atribuindo a Bohme, e "um homem é um ser que significa para o qual tudo significa" a Cassirer.
O vice do PSB exagerou na dose declamando para Lula um poema de sua autoria, "Os Álamos".
"Por si os álamos Alex/são apenas álamos altos/Doçura há em nós/e não nos álamos Alex", diz o poema. Alex é Alexandra, prima de Bisol. Ninguém entendeu nada.
Lula se irritou ao ser questionado pela Folha se sabia o que eram álamos (árvores). Não respondeu à pergunta.

Texto Anterior: Para Lula, controle de preços é democrático
Próximo Texto: Palmeira ataca vice do PT e diz que partido prega a derrubada do Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.