São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste pode prever ocorrência de diabetes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores da Finlândia e da Austrália afirmam ter descoberto um teste de sangue capaz de prever casos de diabetes com até dez anos de antecedência.
O teste, descrito hoje na revista médica "The Lancet", detecta um anticorpo encontrado em pessoas com o tipo de diabetes que causa dependência de insulina (diabetes melito).
Os pesquisadores afirmam que o teste é de fácil padronização, mas reconhecem que uma terapia eficaz para prevenção é necessária antes de recomendá-lo à população.
Eles usaram amostras de sangue congeladas de 151 gestantes sem diagnóstico de diabetes. O diagnóstico foi revelado posteriormente através de um levantamento nacional na Finlândia.
Eles encontraram o anticorpo, chamado anti-GAD, em 82% das amostras.
O anticorpo também foi detectado em 36% das amostras sanguíneas de mulheres com o tipo de diabetes que não provoca dependência de insulina.
O anticorpo não foi encontrado em nenhuma das amostras de mulheres que não têm a doença.
"Anti-GAD é um indício de previsão que tem valor e que está associado a um risco muito alto de desenvolver diabetes melito", escreveram os pesquisadores.
Eles trabalharam nos Institutos Nacionais de Saúde Pública e Internacional de Diabetes da Finlândia e na Universidade Monash, em Victoria (Austrália).
Foram utilizadas amostras sanguíneas que são rotineiramente retiradas das mulheres grávidas na Finlândia.
"Os pesquisadores tiveram a oportunidade ideal", diz um comentário na revista.
Mas o comentário é cauteloso, dizendo que é possível que pessoas que apresentem o anticorpo não venham a desenvolver diabetes.
Vinho
Na mesma edição da revista, médicos da Universidade do Estado da Califórnia dizem que o vinho pode fazer bem à saúde por ser uma fonte de ácido salicílico, o principal ingrediente da aspirina.
Outras pesquisas já haviam indicado que o vinho exerce um efeito protetor sobre o coração.
Os médicos explicam que a aspirina também já foi relacionada a incidências reduzidas de problemas cardíacos.

Texto Anterior: Plano de Sarney foi equivocado, diz FHC
Próximo Texto: Astrônomos detectam água em galáxia na constelação de Peixes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.