São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prioridade é explicar conversão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A primeira fase da campanha do governo para divulgar o real vai se concentrar na explicação sobre o processo de conversão do cruzeiro real para a nova moeda.
O governo quer evitar que a população entenda como confisco o "sumiço" de zeros que ocorrerá na conversão.
O coordenador da campanha do real, Milton Luiz Melo dos Santos, disse à Folha que a campanha mostrará que a taxa de conversão será fixa, a partir de 1º de julho, não havendo necessidade de corrida aos bancos.
Segundo ele, grande parte da população ainda desconhece o funcionamento da URV (Unidade Real de Valor).
"Muita gente pensa que se tiver CR$ 1 milhão no dia 31 de junho, acorda no dia 1º de julho com R$ 1 milhão", afirmou Santos.
Poder de compra
Como a conversão para o real resultará em perda de zeros em relação ao cruzeiro real, Santos teme que isso possa ser interpretado por parcela da população como perda ou confisco de recursos depositados na conta corrente ou em aplicações financeiras.
A campanha do governo pretende ressaltar o poder de compra da nova moeda. Como o câmbio ficará congelado por tempo indeterminado, será feita a comparação com o dólar para mostrar que US$ 1,00 será igual a R$ 1,00.
A cartilha do real vai dar destaque às prestações da casa própria, caderneta de poupança e cheques pré-datados –as dúvidas mais frequentes entre os correntistas de bancos.

Texto Anterior: Governo define agências de publicidade sem licitação
Próximo Texto: Veja como fica a prestação com a chegada da nova moeda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.