São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desconto maior ;Tentativa de estímulo; Expansão concentrada; Impacto irregular; Ligação garantida; Razão da queda; Saldo da guerra; Atraso compensa; Câmera acelerada; Fundo do poço

Desconto maior
Wilson Tanaka, do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), calcula que o desconto das indústrias para o comércio, que era de até 3%, está chegando a 7%.

Tentativa de estímulo
O desconto maior, segundo Tanaka, se explica pelas vendas fracas. Ele prevê que em julho, com o real, as vendas de produtos essenciais devem crescer 10%.

Expansão concentrada
A antecipação do pagamento do funcionalismo público para o final do mês contribuiu para a concentração da expansão monetária nos últimos dias de abril, segundo o Banco Central.

Impacto irregular
As operações com o Tesouro Nacional, que foram contracionistas na maior parte de abril, fecharam o mês com impacto expansionista de CR$ 647 bilhões.

Ligação garantida
A Vila Velha Corretora de Seguros lança o seguro-fiança para aluguel de telefone. A expectativa é segurar 20 mil linhas em três meses, diz João Alzani Filho, presidente da corretora.

Razão da queda
Waldemir Luiz de Quadros, do Instituto de Economia do Setor Público, diz que a inflação alta faz cair a arrecadação do ICMS.

Saldo da guerra
Quadros argumenta que a inflação elevada fornece munição à guerra fiscal entre Estados para atrair investimentos. Exemplo disso seria o financiamento do imposto sem correção integral.
O economista critica a inoperância do Confaz, que nada faz para impedir a "guerra".

Atraso compensa
Os juros altos, em parte consequência da inflação, também prejudicam a arrecação do ICMS, diz Quadros.
Para ele, às vezes é mais vantajoso receber multa pelo atraso no pagamento do que pagar juros para honrar o compromisso em dia.

Câmera acelerada
Matias Machline, da Sharp, diz que em abril vendeu 500 mil aparelhos de TV, quase o dobro do que no mesmo mês de 93.
No quadrimestre, a venda de TVs e vídeos foi 40% superior.

Fundo do poço
Para Machline, a queda nos preços das TVs –de 25%, em dólar, em um ano– atingiu seu limite.
Ele afirma que, com a URV, o prazo de pagamento do comércio encolheu. Passou de 40 a 60 dias para qualquer coisa entre 25 e 30 dias.

Texto Anterior: Idéias de Sam Walton construíram um império
Próximo Texto: Contra a maré; Propaganda negativa; Plano alternativo; Pirataria oriental; Prato mais cheio; Mercado menor; Para compensar; Real sob suspeita; Faltaria dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.