São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Idéias de Sam Walton construíram um império
DA REDAÇÃO A Wal-Mart é a imagem e semelhança de seu fundador, Samuel Moore Walton, morto em 1992.Simples, dinâmico e austero, Sam construiu a partir da Walton's Five & Dime (nome das moedas de 5 e 10 centavos de dólar), uma loja de quinquilharias criada em agosto de 1951 uma máquina gigantesca de vendas que hoje atinge 2.200 lojas. E não pára de crescer. A fórmula do sucesso do criador da maior rede americana de lojas de descontos foi resumida por Jorge Paulo Lehmann, presidente do Banco Garantia, no prefácio do livro "Sam Walton - Made in America", lançado pela Editora Campus no ano passado. Lehmann finalmente conseguiu trazer a Wal-Mart para o país –uma ambição perseguida há anos– e o estilo que implantou em suas Lojas Americanas guarda algumas semelhanças com as idéias mestras de Walton, de quem é um entusiasmado fã. Um resumo delas: "Sam tinha idéias simples e lógicas. Tudo era tão simples que até parecia que não ia dar certo." "Ele não inventava a roda, se era algo que lhe interessasse, olhava com atenção e copiava, sempre melhorando o original". "Sua atitude criava na companhia um clima permanente de Copa do Mundo, que sem dúvida fez a Wal-Mart". "No Wal-Mart todos têm acesso as suas ações e participações nos seus lucros". "Ele achava, e sem dúvida estava certo, que o olho do cliente era um input mais forte à apresentação de mercadorias e ao layout das lojas que qualquer estudo científico". "Nada foi feito por ele na Wal-Mart sem antes ter sido respondida a pergunta: "O que os clientes vão achar disto?" Texto Anterior: Empresa ataca os quatro cantos do planeta Próximo Texto: Desconto maior ;Tentativa de estímulo; Expansão concentrada; Impacto irregular; Ligação garantida; Razão da queda; Saldo da guerra; Atraso compensa; Câmera acelerada; Fundo do poço Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |