São Paulo, sábado, 4 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Jatene, problema não está na legislação

DA REPORTAGEM LOCAL

O problema do país não é de legislação, mas sim de administração. Essa é a principal tese do cardiologista Adib Jatene para contestar a proposta de uma assembléia revisora exclusiva.
"Nós devemos nos dedicar a fazer funcionar o que nós temos e buscar esclarecer muito bem qual é o papel do Executivo, qual é o papel do Congresso e qual é o papel da sociedade", disse Jatene.
O Congresso, diz, não conseguiu regulamentar todos os artigos da Constituição. E vários dos pontos regulamentados não são cumpridos.
Na opinião de Jatene, as mudanças constitucionais não dependem da revisão exclusiva e podem ser feitas a qualquer momento por emendas.
A diferença é que, na revisão, as alterações podem ser aprovadas por maioria absoluta enquanto são exigidos três quintos dos votos para a aprovação de emendas.
"Isso são 50 votos, não é uma tragédia. Se a coisa for realmente importante, eu não vejo porque não fazer emenda", disse.
Jatene considera a reestruturação do serviço público uma das principais prioridades do país.
O professor acredita que é "perfeitamente possível" realizar as alterações necessárias sem mudar a Constituição.
Jatene criticou a postura do poder Executivo de intervir constantemente no processo Legislativo. Em sua opinião, isso cria distorções no relacionamento entre os dois poderes.
"Há uma inversão de papéis. Eu acho que o Executivo é um poder transitório. Ele não é um poder para estabelecer objetivos de longo prazo, ele é um poder para administrar", observou.
E acrescentou: "O nosso problema é extraordinariamente complexo e eu insisto que não é de legislação. O nosso problema é de administração. É de nos sentarmos e sobre os indicadores e irmos em busca de soluções".
Jatene afirmou que considera a proposta de revisão exclusiva de difícil execução e ineficiente.
Segundo ele, há uma série de pontos a serem definidos, como as regras para a convoação da revisão exclusiva e a definição de seus integrantes.

Texto Anterior: Veja o que foi a revisão
Próximo Texto: Kapaz defende quatro reformas fundamentais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.