São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Xuxa Park" sofre de síndrome burocrática

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

"Xuxa Park" sofre de síndrome burcrática
O grande lance do programa são os desenhos da Disney
Após um clipe que parece campanha eleitoral (adulto beija criança, todo mundo balança os braços e canta), Xuxa entra em cena: começa às 8 da manhã em ponto o "Xuxa |Park".
Antes não começasse. Xuxa parece infeliz. Pela morte de Ayrton Senna, talvez ou por que ela teve que voltar para o velha Globo.
O fato é que Xuxa sempre pode ter tido seus defeitos, mas o desânimo e o burocratismo eram inéditos na apresentadora. Há alguns anos, este programa de TV (ou qualquer outro), representaria para ela um batalha e um desafio. Hoje segnifica apenas que Xuxa é uma empresa que a ela se se deve um número "x" de empregos.
A síndrome burocrática parece ter afetado a produçaõ, que ressusita algumas das mais sinistras idéias. A mais grotesca resulta no quadro "Pequenas Crianças, Grandes Talentos".
(Não é só por acaso que o nome lembra outro programa da Globo, "Pequenas Empresas, Grandes Negócios").
Talvez a competição envolvendo sapos e cabras tenha chamado a atenção do Judiciário (ela foi realizada no propgrama, mas com adultos que se intregraram às equipes verde e azul). Seria preciso um estudo de teoria da comunicação, mais do que de direito, para chegar a uma conclusão sobre se isso é ou deixa de ser nocivo.
No quadro da cabra, uma mulher foi presa em um instrumento de tortura e lambida por uma cabra. Objetivo: saber se riria ou não dentro dos 30 segundos regulamentares. No quadro das rãs, um homem conta uma multidão delas. Não chega a ser torpe ou "deseducativo" (ao menos na versão que foi ao ar).
Para resumir o grande lance do programa que estreou ontem, são mesmos os desenhos da Disney. Mas, convenhamos, para chegar ao que interessa não era preciso o cenário feérico, as brincadeiras pouco inspiradas, as cortinas de fumaça "educativas". Bastava colocar ali os desenhos da Disney e fim de conversa.

Texto Anterior: Acordo inviabiliza programa do PT
Próximo Texto: Veja como foi feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.