São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho alterou face das cidades

CLÁUDIA PAS
DO BANCO DE DADOS

O arquiteto, paisagista e pintor Roberto Burle Marx realizou mais de 2.000 trabalhos no Brasil e no exterior.
Um dos mais conhecidos paisagistas de sua época, Burle Marx nasceu a 4 de agosto de 1909, em São Paulo.
Citado entre os mil nomes mais importantes da história do século 20 pelo jornal inglês "The Sunday Times", foi reconhecido pelo Royal College of Art de Londres como o maior paisagista do mundo.
Apaixonado pela flora brasileira, seus projetos demonstram uma integração perfeita entre botânica e arquitetura moderna, e provocaram grandes mudanças na fisionomia de diversas cidades brasileiras.
Alguns de seus principais trabalhos realizados no Brasil foram criados em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer, como o projeto do Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Palácio do Itamaraty, em Brasília, e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte.
No Rio de Janeiro, cidade onde viveu a maior parte de sua vida, o artista deixa alguns de seus trabalhos mais conhecidos, que tornaram-se verdadeiros cartões postais da cidade.
Entre eles os 4 milhões de metros quadrados do parque do Aterro do Flamengo, os jardins suspensos do Outeiro da Glória, o Parque da Catacumba e o famoso calçadão de Copacabana.

Texto Anterior: Prepare-se para a estabilidade econômica
Próximo Texto: Da Sucursal do Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.