São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1943

14 a 27 de janeiro – Na conferência de Casablanca, no Marrocos, Franklin Roosevelt e Winston Churchill iniciam a elaboração do plano de invasão da Europa, depois do resultado favorável da campanha no norte da África.
31 de janeiro – O 6º Exército alemão é derrotado em Stalingrado. Em 2 de fevereiro, os soviéticos recuperam a cidade.
19 de abril – Levante do Gueto de Varsóvia.
17 de maio – Os aliados definem o dia 5 de junho de 1944 como data para o desembarque na Europa. A Normandia foi a região escolhida, por ser menos fortificada do que Calais, mais próximo da Inglaterra.
10 de julho – Forças britânicas e norte-americanas desembarcam na Sicília, sul da Itália.
25 de julho – Benito Mussolini é destituído e preso pelo Grande Conselho Fascista, cúpula do Partido Fascista. Em 8 de setembro assume o general Pietro Badoglio, que se rende aos aliados e declara guerra à Alemanha a 13 de outubro.
3 de setembro – Desembarque aliado na Calábria, sul da Itália.
12 de setembro – Mussolini é libertado pelos alemães e cria a República de Saló.
4 de outubro – Retomada da Córsega pelos aliados.
6 de novembro – Na frente oriental, os soviéticos retomam a cidade de Kiev, na Ucrânia.
28 de novembro a 2 de dezembro – Roosevelt, Churchill e Josef Stálin reúnem-se na Conferência de Teerã, no Irã, e confirmam a decisão de realizar um desembarque na França.

1944
16 de janeiro – O general Dwight Eisenhower assume o Supremo Comando das Forças Aliadas para a invasão da Normandia (Operação Overlord).
23 de maio – Boletim do serviço de espionagem alemão informa que a Normandia e a costa norte da Bretanha devem ser considerados os setores mais ameaçados por uma invasão aliada.
27 de maio – Erwin Rommel encontra-se com os chefes militares que planejam eliminar Hitler em Freudenstadt, na Alemanha. O plano era assinar um acordo com as potências ocidentais e concentrar a luta contra os russos, evitando a invasão da Alemanha.
1º de junho – As tropas norte-americanas avançam em direção a Roma. Os aliados comunicam à Resistência Francesa que a invasão daquele país é iminente.
2 de junho – Os Exércitos alemães recuam para o norte da Itália. Aliados combatem os japoneses na Birmânia (hoje Myanma).
3 de junho – Os alemães abandonam Roma com o avanço das forças aliadas.
4 de junho – Conquista de Roma pelos Exércitos britânicos e norte-americanos.
5 de junho – Os boletins meteorológicos informam que o tempo continuaria ruim na Normandia. O desembarque estava preparado e dependia exclusivamente das marés. Por este motivo, a operação foi adiada.
6 de junho – Desembarque de tropas aliadas na Normandia, costa da França. É a maior operação aeronaval da história. Os boletins do tempo informavam que as condições atmosféricas seriam boas entre as últimas horas do dia 5 e a manhã do dia 6. Durante dois meses, esse seria o campo de batalha entre alemães e aliados.
7 de junho – As tropas aliadas tomam a cidade de Bayeux, importante entroncamento ferroviário próximo à costa do canal da Mancha. O desembarque prossegue na região de Orne.
9 de junho – Início da batalha de Caen. A fortaleza de Fortmarcouf, na península de Cherburgo, é abandonada pelos alemães. Na frente russa, os soviéticos atacam a Carélia, na Finlândia.
9 a 26 de junho – Batalha de Cherburgo. O estratégico porto na Normandia é destruído pelos americanos. O general alemão Von Schlieben, chefe das forças alemãs na cidade, é preso pelos aliados.
10 de junho – Munições e abastecimento passam a ser transportados por avião, para agilizar as operações. São tomadas as cidades francesas de Insigny, Treviers e Sainte Croix. Montgomery estabelece seu quartel-general na Normandia.
12 de junho – Início do bombardeio alemão à Inglaterra com as bombas V-1. Nesse dia, apenas uma delas atinge Londres.
13 de junho – Conquista das cidades francesas de Carentan, Tilly-sur-Seulles, Lison, Troarn, Monteburgo e Pont L'Abblé.
– Churchill visita por 7 horas o território francês libertado.
14 de junho – Charles de Gaulle visita a Normandia. O general estava fora da França desde 18 de junho de 1940.
15 de junho – Realizado na França o maior combate aéreo desde a invasão. Cerca de mil aviões aliados atacam a região entre Bordéus e Beauvais.
15 e 16 junho – Novos bombardeios com as V-1 alemãs sobre a Inglaterra. Mais 244 bombas são lançadas, das quais 144 caem na Inglaterra e 73 em Londres. Em 17 de junho, os ingleses destroem as bases de lançamento das bombas em Calais e Doullens.
29 de junho – Hitler reúne-se com os generais alemães da frente ocidental para tentar barrar o avanço aliado na Normandia.
22 de junho a 31 de julho – Batalha de Caen, atacada por forças britânicas e canadenses. Com a tomada da cidade, está aberto o caminho para Paris.
30 de junho – Rommel e Von Rundstedt propõem a evacuação das forças alemãs da Normandia. Hitler rejeita a proposta.
1º de julho – Os aliados desembarcam na Normandia 920 mil homens, 586 mil toneladas de material e 177 mil veículos.
– Quatro comissários são nomeados por De Gaulle para fazer a administração civil dos territórios franceses reconquistados.
7 de julho – Começa a maior batalha aérea desde o Dia D. É bombardeada especialmente a região de Leipzig, escolhida por sediar fábricas de aviões e refinarias.
16 de julho – O primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) desembarca em Nápoles, sul da Itália.
17 de julho – Início da invasão da Polônia pelo Exército soviético. As forças não chegaram a tempo de apoiar o levante de Varsóvia, que começaria em 1º de agosto.
20 de julho – Fracassa o atentado a bomba em Berlim para eliminar Hitler, planejado por membros das Forças Armadas alemãs que queriam negociar a paz com os aliados. Hitler foi ferido levemente no braço esquerdo e teve o tímpano direito arrebentado.
15 de agosto – Desembarque aliado em Provença, com apoio francês vindo da Córsega e de Argel. É a chamada Operação Anvil/Dragoon.
25 de agosto – Os aliados tomam Paris.
28 de agosto – Forças aliadas tomam as cidades de Marselha e Toulon, no sul da França.
31 de agosto – Os soviéticos tomam Bucareste. Três dias depois, os aliados retomam Bruxelas, na Bélgica.
9 de setembro – Reconstituição do governo francês sob comando do General Charles de Gaulle, que retorna a Paris vindo de Argel.
8 de setembro – Os soviéticos invadem a Bulgária, aliada da Alemanha. Em 26 de setembro, a Estônia seria ocupada pelos soviéticos.
3 de outubro – O levante de Varsóvia contra a ocupação nazista é esmagado pelos alemães.
4 de novembro – A resistência grega expulsa os alemães de seu país.
16 de dezembro – Início da última contra-ofensiva alemã na Europa Ocidental. A partir da linha Sigfried –barreira fortificada na fronteira com a França, de onde lançaram o ataque em 1940–, os alemães avançam 25 km em três dias.

1945
17 de janeiro – Os soviéticos tomam Varsóvia, na Polônia. Três dias depois, a Hungria também seria ocupada.
4 a 11 de fevereiro – Na conferência de Ialta, Roosevelt, Churchill e Stálin estabelecem as zonas de influência de cada país na Europa do pós-guerra.
5 de março – Os aliados entram no território alemão. A primeira grande cidade a ser tomada é Colônia.
22 de março – Os aliados cruzam o rio Reno, fronteira da França com a Alemanha.
13 de abril – Os soviéticos tomam Viena, na Áustria.
12 de abril – Morre Roosevelt, presidente dos EUA. Em seu lugar assume Harry Truman.
25 de abril – Conferência de San Francisco (EUA), com o objetivo de formar a Organização das Nações Unidas (ONU).
27 de abril – Tropas soviéticas e norte-americanas se encontram no Elba.
28 de abril – Mussolini é capturado pela resitência italiana, fuzilado e pendurado em praça pública.
29 de abril – Rendição incondicional das tropas alemãs na Itália.
30 de abril – Os soviéticos hasteiam a bandeira vermelha no Reichstag, o Parlamento alemão. Hitler e Eva Braun suicidam-se.
2 de maio – Berlim é ocupada pelos soviéticos, que desde 21 de abril lutavam nos subúrbios da cidade. No mesmo dia os Exércitos alemães na Itália se rendem.
8 de maio – A Alemanha assina a rendição incondicional com os representantes soviéticos, americanos, ingleses e franceses.
9 de maio – Os soviéticos ocupam Praga, na Tchecoslováquia.
23 de maio – O Alto Comando Alemão é preso.
1º de junho – As forças russas, americanas, britânicas e francesas dividem a Alemanha e Berlim em quatro zonas de ocupação.
6 de agosto – Bomba atômica norte-americana explode sobre Hiroxima, matando ou ferindo 75 mil pessoas.
8 de agosto – A URSS declara guerra ao Japão.
9 de agosto – É lançada a segunda bomba atômica americana no Japão, agora sobre Nagasaki, matando 40 mil pessoas.
2 de setembro – Capitulação incondicional do Japão aos Estados Unidos. É o fim da Segunda Guerra Mundial.

Texto Anterior: 'Guerra de códigos' deu vitória aos aliados
Próximo Texto: Alemães param o "carrossel"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.