São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonhe com o tetra em fronhas da seleção

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem acredita mesmo no sucesso do Brasil na Copa do Mundo pode optar por comprar algo mais durável que uma camiseta.
As lojas já estão vendendo lençóis, fronhas e edredons com motivos da seleção brasileira. O conjunto pode formar um bom lugar para sonhar com o tetra. Mas se o Brasil perder, quem vai querer usar um enxoval desses?
Outro destaque fica para os apetrechos de cozinha. O avental e a toalha de mesa com a bandeira brasileira fazem estilo na hora de receber os amigos.
O verdadeiro torcedor vai precisar renovar todo o guarda-roupa. Não vai ser possível reeditar a camisa guardada de outras Copas.
O modelo mudou e agora tem um "CBF" em letras garrafais, escrito em amarelo mais escuro.
As lojas de artigos esportivos também têm a camisa do goleiro, em verde e preto, um hit entre as crianças.
Este ano, um dos principais lançamentos é uma opção ao já tradicional boné: a bandana (lenço para cobrir a cabeça), com estrelas brancas e listras verdes e amarelas. Custa CR$ 11.250.
Para completar a fantasia, saia do shopping e passe pelo centro da cidade. Na rua 25 de Março, as lojas vendem roupas, cartolas de lantejoulas e perucas de ráfia (fio feito a partir da fibra da palmeira).
Na hora do gol, mais um apetrecho de ráfia faz a festa: é o "mamãe-sacode", um tipo de chocalho, muito parecido com os usados pela torcida de futebol americano. Combina com Copa nos Estados Unidos.
Completando a comemoração, bandeirinhas, cornetas, bexigas e fogos de artifício. O centro também é o lugar indicado para essas compras (veja endereços no quadro ao lado).
Bandeirinhas de papel são vendidas às centenas e cornetas e apitos vêm em pacotes com dez. É só procurar nos armarinhos que infestam a região.
Comes e bebes
Para os fanáticos também pela cerveja, canecas e porta-garrafas térmicos tentam dar conta de mantê-la gelada. Tudo depende da potência da geladeira e da rapidez no consumo.
As pipoqueiras importadas, que funcionam sem óleo, também abastecem as visitas. Quem quiser entrar de vez na caracterização pode usar corante ou suco para colorir o petisco com as cores do Brasil (leia receita abaixo).
A Poppori, do Center Norte, criou o marshmallow da Copa, também em verde e amarelo. Um embalagem de 400 gramas custa CR$ 20 mil.
Trilha sonora
Para "esquentar" a torcida, há os CDs com a trilha sonora do campeonato. É possível encontrar desde a tradicional "Prá Frente Brasil", até os temas das redes de televisão.
Lojas que trabalham com títulos importados, como a Hi-Fi, também têm o CD oficial da Copa. É uma coletânea de bandas e cantores norte-americanos que inclui Queen e Bon Jovi.
Os incansáveis também podem assistir, durante os intervalos de jogos, às fitas de vídeo que contam a história das Copas.

Texto Anterior: É preciso ter classe
Próximo Texto: Um terço dos policiais civis são acusados por crimes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.