São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994 |
Próximo Texto |
Índice
Competência ganha novo significado
DENISE CHRISPIM MARIN
Conhecido há 26 anos nos EUA, o conceito de competência já é aplicado na área de recursos humanos da Restco (franqueadora do McDonald's) e do Grupo Martins (atacadista). O conceito não tem nenhuma relação com o uso corrente da palavra competência (no singular), sinônimo de capacidade. Segundo a teoria, o sucesso individual é movido por características natas e profundas das personalidades –que não podem ser notadas com análises superficiais. Essas são as competências (no plural), detectadas em longas entrevistas com profissionais com desempenhos acima da média. Ao identificar esses funcionários, as empresas podem optar por utilizar suas características como critérios de seleção –e assim formar equipes de alto desempenho. Podem também adotar suas iniciativas bem-sucedidas como procedimentos básicos da atividade e desenvolver nos demais funcionários as mesmas competências. No McDonald's, todo candidato deve reunir dez competências. "Nosso próximo passo é implantar o conceito no programa de desenvolvimento de potencial de funcionários e na remuneração", diz Rosa Paulino, 39, gerente de RH. Próximo Texto: Recolocação exige análise Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |