São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revestimento de qualidade e a 'lógica da gravata'

ALDO PELLICCIOTTI

Apesar de supérflua, a gravata é fundamental. Trata-se de um símbolo de posição social indispensável no mundo dos negócios. Uma curiosa experiência realizada em Nova York (EUA) mostrou que esse simples adereço que envolve o pescoço dispõe de uma significação muito mais forte para nossa sociedade.
Pesquisadores criaram dois grupos distintos de pessoas que deveriam entrar nos vagões do metrô nova-iorquino para pedir donativos para uma hipotética entidade beneficente.
O resultado financeiro da arrecadação do grupo com gravata foi extremamente superior. A experiência então foi invertida, e o outro grupo, que passou a usar gravata, obteve resultados melhores. A conclusão que podemos chegar é a seguinte: gravata não é tudo, mas é fundamental.
No mundo da arquitetura a "lógica da gravata" também é válida. Uma construção "engravatada" por acabamento de qualidade, como por exemplo vidrotil, granitos e vidros nas mais diversas modalidades, proporciona o diferencial que distingue um prédio simples de um prédio de alto padrão.
Assim como a gravata exige um terno ou pelo menos uma roupa mais sofisticada, um acabamento de qualidade para uma edificação exige muito mais cuidados em tecnologia de construção que uma edificação de acabamento inferior.
A "lógica da gravata" é simples: a forma é tão importante quanto o conteúdo, a postura é tão fundamental quanto as intenções, o meio é tão importante quanto a mensagem.
A gravata é um adereço sim, mas denota o cuidado da pessoa com a aparência e marca a postura de seriedade ou, no caso de algumas pessoas, criatividade no meio social.
O revestimento de qualidade segue, em certos sentidos, a mesma lógica, pois é a prova, por parte do construtor, do cuidado para com a qualidade da obra, de sua capacidade criativa e de seriedade de trabalho. É o caso de obras como as Torres do Ibirapuera e o Setin Tower, localizado na Vila Olímpia. Para sair de São Paulo, valeria mencionar o Shopping Center Rio Sul e o conjunto Alfa Barra, também no Rio de Janeiro.
Tão importante quanto a infra-estrutura da edificação é o seu revestimento, pois, no cotidiano, os cuidados da construção vão transparecer no visível, ou seja, no revestimento. E o acabamento de qualidade só realça a excelência desse trabalho.
Há também um outro fator que merece relevância e tem seu paralelo com a "lógica da gravata". Como a qualidade ainda não se tornou uma cultura no país, investir no revestimento de alto padrão é, mais que uma abstrata opção pela ética nos negócios de construção, uma "tacada" de marketing, que vai destacar essas obras na multidão de edificações da cidade, assim como o grupo de gravata que pedia donativos no metrô de Nova York.

Texto Anterior: Brascan e João Fortes lançam em Pinheiros
Próximo Texto: PLANTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.