São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTA

"Adquiri um terreno na praia Indaiá (em Bertioga), que mede 12 m x 35 m. A frente do lote é voltada para a praia. A situação financeira da nossa família só permite a construção de uma casa pequena a curto prazo. Esse imóvel poderia ter cinco cômodos: dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Deve ser feito aproximadamente no meio do terreno, para preservar algumas árvores nativas existentes no local. Ou então poderia ser construída uma boa edícula, que talvez fosse a opção econômica mais viável para nosso orçamento."(Diana Maria Bergamo, 49, microempresária, Santo André-SP)

Resposta do arquiteto Marcelo Katsuki, 26:
"A construção de uma casa com cinco cômodos é mais indicada, pois a opção pela edícula pode apresentar um redução do custo inicial, mas com resultados nem sempre satisfatórios. Para minimizar os gastos, a leitora pode adotar soluções simples e técnicas construtivas convencionais, como alvenaria de tijolos de barro, telhado cerâmico e piso de lajota –muito comum nesse tipo de obra. O projeto poderá ainda ser executado em etapas, conforme a disponibilidade financeira. A sala e a cozinha (tipo americana) ocupam a parte frontal da casa. Os quartos e o banheiro possuem acesso externo independente, oferecendo privacidade para os ocupantes e flexibilidade na implantação do projeto em relação às árvores do terreno. A varanda frontal e o terraço dos quartos, além de integrarem a construção, constituem-se em espaços de lazer, bem apropriados para esse tipo de edificação."

Texto Anterior: Revestimento de qualidade e a 'lógica da gravata'
Próximo Texto: Veja lançamentos com plantas opcionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.