São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRA CARTA A DURVAL MARCONDES

18 de novembro de 1926
Meu prezado Senhor!
Infelizmente não domino o seu idioma, mas graças aos meus conhecimentos da língua espanhola pude deduzir de sua carta e do seu livro que é sua intenção aproveitar os conhecimentos adquiridos em psicanálise nas belas-letras, e, de um modo geral, despertar o interesse de seus compatriotas por nossa ciência. Fico sinceramente grato pelos seus esforços, desejo-lhe muito sucesso e posso assegurar-lhe que achará rica e recompensadora em revelações a sua continuada associação com o tema.
Cordiais saudações
Seu
Freud

CARTA A OSÓRIO CÉSAR
10 de janeiro de 1927
Prezado colega!
Agradeço-lhe a amável remessa do seu trabalho "Memórias do Hospital de Juquery", ao qual pude ter acesso pelo menos no idioma francês.
Caso seja sua intenção nos remeter a tradução para o alemão do seu novo trabalho, posso prometer-lhe que o mesmo será recebido de bom grado em nossa revista "Imago".
Causa-me grande satisfação a prova de interesse que a nossa psicanálise vem despertando no distante Brasil e apresento-lhe os meus protestos de estima e consideração.
Seu
Freud

CARTA A DURVAL MARCONDES
11 de agosto de 1928
Prezado colega
Agradeço pelo seu minucioso relatório sobre os acontecimentos esperançosos no seu país. O Dr. Porto Carrero também me escreveu a respeito e eu repito para o senhor o pedido que enderecei a ele. Gostaria que os senhores elaborassem em conjunto uma exposição sobre estas ocorrências, destinada à Revista Internacional de Psicanálise, e a enviassem ao presidente Dr. Eitingon, para que, assim, o interesse pelo nosso novo grupo brasileiro possa ser despertado.
Saudações,
Seu
Freud

CARTA A DURVAL MARCONDES
27 de junho de 1928
Caro colega,
A visão da nova Revista Brasileira de Psicanálise me deu muito prazer. Que ela tenha um próspero futuro.
O efeito seguinte deste envio foi que eu comprei uma pequena gramática portuguesa e um dicionário alemão-português. Durante estas férias, quero chegar ao ponto de poder ler pessoalmente a revista.
Com meus agradecimentos e saudações.
Seu,
Freud

CARTÃO POSTAL A DURVAL MARCONDES
18 de janeiro 1931
Recebi sua tradução. A primeira no idioma português. Muito obrigado.
Seu,
Freud

Texto Anterior: Baiano foi o 1º 'freudiano'
Próximo Texto: Psicanálise chega ao país com modernismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.