São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os bangue-bangues estão de volta

SÉRGIO AUGUSTO

Há 113 anos, a cidade de Tombstone (Arizona) entrou definitivamente para a história (e o folclore) do Velho Oeste americano por causa de um duelo ao redor de um curral chamado OK. Venceu o lado do bem, liderado pelo xerife Wyatt Earp e o médico e jogador Doc Holliday.
Inúmeras vezes recriado na tela, o duelo está de volta em mais um western ("Tombstone, a Justiça está Chegando"), pós-revisionista, como só ia acontecer com todos os bangue-bangues produzidos depois de "Os Imperdoáveis".
Coisas que as versões anteriores não contaram: a mulher de Earp era viciada; havia bichas na cidade e, de quebra, uma feminista "avant la lettre".
E daí? "Paixão dos Fortes" e "Sem Lei e Sem Alma" continuam mil furos acima dessa carnificina de George P. Cosmatos. O que mais se podia esperar do artífice de "Rambo" e "Cobra"? Sua derrota para John Ford e John Sturges é tão fragorosa quanto a de Kurt Russel para todos aqueles que um dia calçaram as botas de Earp (entre outros, Henry Fonda, Burt Lancaster, Walter Huston, Randolph Scott, Joel McCrea e James Stewart).
O próximo da lista é Kevin Costner. Em "Whyatt Earp", que estréia no final deste mês nos EUA, o mocinho new age de "Dança com Lobos" faz a limpa em Tombstone tendo como parceiro Dennis Quaid no papel de Doc Holliday.
O western está de volta, e isso é ótimo. Já esteve na praça outro exemplar revisionista ("Gerônimo, Uma Lenda Americana") e em breve saberemos se Mel Gibson se deu bem com a pistola de Maverick. Até um bangue-bangue estrelado por mulheres "Bad Girls") produziram recentemente. Mas é claro que o mais esperado por todos os marmanjos é "The Quick and The Dead". Afinal, quem neste mais puxa o gatilho é Sharon Stone.
Tombstone, a Justiça está Chegando (Tombstone). EUA, 1994. Direção de George P. Cosmatos. A estréia estava prevista para quinta, 2, em cinemas e horários a confirmar.

Texto Anterior: Para uma sexta a todo vapor
Próximo Texto: Paella e dança dentro de casa; Saraus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.