São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recupere seu controle

GEORGE ALONSO

O controle remoto da TV quebrou? Isso é problema. Se der para consertar, custa uma fábula. E, se você pedir outro igual, pode ter que esperar até 90 dias. A Revista da Folha testa esta semana um controle remoto universal, que pode ser usado simultaneamente para TV, vídeo e CD. Produzido nos EUA, o "One For All 3" foi "tropicalizado" e passou a conter 570 códigos de TVs, vídeos e aparelhos de CD imoortados e, principalmente, nacionais. No teste, o controle funcionou muito bem com as TVs e os vídeos. Com aparelhos de CD, porém, deixou a desejar. Apesar disso, a avaliação é positiva - o controle permite várias combinações, como dois televisores e um vídeo etc. O sistema é simples e o manual, em português, é claro.
Para TVs, ótimo estepe
O controle universal foi testado em três televisores: Sony, Philips e Sharp. Em dois deles, após digitados os códigos contidos no manual, as TVs funcionaram. No Philips foi necessário usar o sistema de busca do código, que foi encontrado (o controle ainda permite você descobrir qual é esse código e acrescentá-lo ao manual). O teclado, é simples e com dígitos grandes, tem as funções básicas de volume, mudez, avanço e recuo imediatos. Não tem regulador de cores e contraste.
Para vídeos, o sistema é eficaz
Foi bem com os vídeos usados: JVC, Panasonic e Philips. Os códigos do manual fizeram os aparelhos funcionarem, sem o uso do sistema de busca. Ok para as funções de volume, congelamento de imagem, gravação, avanço e recuo, pausa e "stop". Falta, porém, a função "eject". Se sua TV não tem controle remoto, o sistema permite, via vídeo, trocar canais e controlar o volume.
Com aparelhos de CDs, é deficiente
Operou "regularmente" com o CD Player da Sony. O código do manual serviu. Funcionaram as funções de pausa, "stop", avanço e recuo das faixas musicais. Mas não acionou o volume, não operou o "eject" e não desligou o conjunto. Com um Panasonic portátil, foi um fracasso total. Nem ligou. O fornecedor informou que isso pode acontecer porque há poucos códigos para CDs no manual, principalmente de aparelhos importados.

ONDE ENCONTRAR: Mappin Eletromagazine, Brasimac, G. Aronson e Fotoptica, por preços que variam de 40 URVs a 45 URVs. A distribuição é feita pela Mercantil Interfoto (r. Conselheiro Crispiniano, 53, 1.º andar, centro, tel. 259-0911). A garantia é de seis meses e o distribuidor afirma que troca imediatamente qualquer controle que comprovadamente não funcione.

AS AVALIAÇÕES DESTA PÁGINA EXPRIMEM JULGAMENTO DO CONSUMIDOR QUE TESTOU O PRODUTO OU SERVIÇO. O "TESTE DO CONSUMIDOR" NÃO É PESQUISA DE OPINIÃO NEM SEGUE CRITÉRIOS CIENTÍFICOS

Texto Anterior: DE SALTO ALTO
Próximo Texto: Cozinha francesa com ousadia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.