São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinha francesa com ousadia

JOSIMAR MELO

Roanne? Você já ouviu falar? Pois é o nome de um restaurante que tem perfil tão discreto que muitos comilões jamais passaram em frente. Ou passaram e não viram - já que ele fica numa rua mais para residencial do Jardim Paulista e meio fora dos pontos de maior concentração de restaurantes da cidade.
Mesmo assim, o Roanne chega hoje ao topo de um admirável processo de crescimento, que lhe permitiu entrar o ano de 1994 com a cotação máxima nos guias de restaurantes da cidade.
O grande responsável pela proeza é o chef de cozinha - e também sócio da casa - Emmanuel Bassoleil, um jovem francês que desembarcou no Brasil para começar a trabalhar com Claude Troisgos (que fundou o Roanne) e que hoje, com a saída do antigo patrão da sociedade, reina sozinho no restaurante.
Emmanuel pratica uma cozinha francesa moderna (que ele chama cozinha criativa), mas ponderada, com ousadia na combinação de sabores sem excessos de pirotecnia e que ele exercita melhor no trato dos peixes e das sobremesas.
Seus pratos são belamente apresentados e sua proposta mais instigante é o "menu-confiance" - um menu surpresa, sequência de pratos que ele decide, desde que mandatado pelo cliente. Para isso, escolhe pratos com os melhores ingredientes que Emmanuel, pessoalmente, comprou no mercado naquela manhã. É possível que eles estejam entre os pratos do novo cardápio que o Roanne acaba de lançar: talvez um naco de foie-gras fresco grelhado com molho de uvas, um bacalhau fresco com ervas, amêndoas e uva-passa, ou quem sabe um peito de pato com cogumelos morille e suflê de milho verde, ou ainda um filé de cordeiro com cuscuz de legumes... Sem falar em sobremesas, como o manjar de amêndoa e pera com calda de chocolate, por exemplo. Não é barato, mas vale a pena descobrir o Roanne.
Roanne. R. Henrique Martins, 631, Jardins, Tel. 887-4516. Segunda a sábado: 19h30/0h30. Manobrista. CC: AE, Credicard e Diners. $$$

Texto Anterior: Recupere seu controle
Próximo Texto: Cozido italiano para o inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.