São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Divulgue seu negócio sem gastar muito

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Muitas pequenas e microempresas estão provando que é possível, com menos de US$ 100 por mês, atingir seu público-alvo.
Falta de verba para publicidade, para eles, não significa que o produto não possa ser divulgado, e a desculpa de que falta de dinheiro para propaganda é a razão do fracasso está com os dias contados.
"O pequeno empresário tem que agir como um guerrilheiro", diz Ana Maria Ramos Buairide, 38, administradora de empresas e consultora de marketing do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Segundo ela, a comunicação do pequeno empresário tem que ser feita com criatividade e contato pessoal.
Colocar faixas, distribuir panfletos, fazer promoções e valorizar o atendimento ao público são táticas baratas que dão retorno, de acordo com a consultora.
"Quem está abrindo um negócio pode anexar aos panfletos cupons que dêem direito a produtos ou descontos", diz Ana Maria.
"É fundamental fazer do atendimento um diferencial", ressalta Keith Kumagae, 21, presidente da Empresa Júnior FGV.
A Empresa Júnior é uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas destinada a pequenos e médios empresários e coordenada por alunos da graduação do curso de administração de empresas.
Para Kumagae, pode-se adaptar fórmulas que deram certo para outros empresários, mas a venda tem que ser "sincera". "Não dá certo empurrar ao consumidor produtos que não tenham qualidade."

ONDE ENCONTRARSebrae - (011) 279-6877 ramal 414; Empresa Júnior FGV - (011) 284-2311 ramal 234.

LEIA MAIS
sobre formas de divulgação nas págs. 9-3 e 9-5

Próximo Texto: ARJUNA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.