São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
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Como calcular os custos e o preço de venda em uma loja de café expresso?

Sergio Braga, São Paulo, SP

Para controlar custos e chegar ao preço de venda, siga o roteiro simplificado a seguir:

1) Organize os custos da empresas em grupos:
a) Custos de Mercadoria Vendida (CMV) –aqueles que variam de acordo com o volume de vendas, como frete, impostos, embalagens etc.
b) Custos de Funcionamento (CF) –aluguel do imóvel, salários fixos e encargos sociais, luz, água, telefone, materiais de limpeza, combustível etc.
c) Custos de Comercialização (CC) –comissões, impostos federais (PIS, Contribuição Social), estaduais (ICMS) e municipais (ISS) que incidem sobre as vendas, fundo de propaganda etc. Geralmente são expressos em percentuais.

2) Defina o CMV –o valor que consta na nota fiscal de compra mais o custo do frete e dos impostos. Se você comprar 200 kg de café a 7000 URVs e pagar 100 URVs de impostos e 100 URVs de frete, o custo total da mercadoria vendida seria de 7.200 URVs. O custo unitário da mercadoria vendida (CuMV) de 1 kg de café seria 36 URVs, ou seja, 7.200 URVs dividido por 200 kg.

3) Calcule o CF –multiplique o total de despesas por 100 e divida pelo total de vendas. Se a empresa tem um custo de funcionamento de 3.000 URVs por mês e um faturamento médio mensal de 24 mil URVs, o percentual de CF será de 3.000 x 100 : 24.000 = 12,5%.

4) Calcule o Custo Parcial –some o custo unitário da mercadoria ao custo unitário de funcionamento. Assim, para o exemplo citado, temos: 36 URVs + 4,50 URVs = 40,50 URVs. O valor de 4,50 URVs é o resultado do percentual de 12,5% sobre as 36 URVs.

5) Defina o Custo de Comercialização (CC) –alguns índices, como impostos e contribuições, são definidos pelo governo. Outros, como comissões de vendas, pela empresa. Se ela paga 17% de ICMS, 0,65% de PIS, 2% de Contribuição Social, 5% de comissão de vendas e 5% de fundo de propaganda, o CC será de 29,65% (17% + 0,65% + 2% + 5% + 5%).

6) Defina a Margem de Lucro (ML) –depende da política de vendas. Vamos estipular margem de lucro de 28%.

7) Calcule a Taxa de Marcação (TM) –através da seguinte operação matemática: TM = (100 - (CC + ML)) : 100. Assim, teremos TM = (100 - (29,65 + 28,00)) : 100
TM = (100 - 57,65) : 100
TM = 42,35 : 100
TM = 0,4235

8) Determine o Preço de Venda (PV) –divida o custo unitário parcial pela taxa de marcação. No nosso exemplo teremos:
PV = 40,50 URV : 0,4235
PV = 95,63 URV

9) Para calcular o preço de cada cafezinho, basta saber quantos podem ser feitos com 1 kg de café. Vamos supor que 1 kg dê para produzir 120 cafezinhos. O preço de venda de cada um seria de 95,63 URV : 120 = 0,80 URV.

Os valores apresentados neste roteiro são fictícios.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Excepcionalmente hoje a seção "Dica de Compra" não será publicada.

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