São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estância vende 5 mil bois por semana

PAULO YAFUSSO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A Estância Orsi, de Campo Grande (MS), está comercializando 5 mil bovinos de corte, em média, por semana.
O tattersal (espaço destinado à realização de leilões rurais) desta propriedade é considerado pelas empresas leiloeiras do Estado como o maior do Centro-Oeste.
Segundo o proprietário da fazenda, Cláudio Orsi, são comercializadas cerca de mil reses em cada um dos cinco leilões realizados durante a semana.
Orsi diz que sua propriedade é a maior do Centro-Oeste em estrutura e comercialização de gado de corte para cria, recria e engorda.
Ele prefere omitir o valor do investimento e quanto fatura por leilão. Mas adianta que o projeto será ampliado e a previsão de retorno do investimento é de dez anos.
A Estância Orsi está localizada a dez quilômetros do centro de Campo Grande, às margens da BR-060, na saída para Rochedo.
Orsi afirma que cobra, como aluguel do tattersal, 2% do faturamento de cada leilão, em se tratando de venda de gado de elite registrado.
Os cinco leilões que acontecem semanalmente no local são promovidos por quatro empresas leiloeiras (Ottoboni Leilões, Sistema Leilões, NB Leilões e Corrêa da Costa Leilões).
A estância possui 74 currais, com capacidade para acomodar até 2.590 reses divididas em lotes.
Todos os animais a serem comercializados podem ser vistos nos currais pelos interessados, que percorrem 207 metros de passarela de madeira, suspensa e coberta.
No estacionamento, há espaço para até 300 veículos utilitários. Existe ainda uma ampla área para manobra e estacionamento dos caminhões que trazem os animais.
No futuro, Orsi pretende montar uma pousada e instalar postos bancários na fazenda.
Na área onde os animais são expostos para receber os lances, há lugar para 600 pessoas sentadas e acomodadas em mesas.
Há também um serviço de restaurante. A média de frequência é de 500 pessoas por leilão.
Para Cláudio Orsi, o sistema de leilões é o "mais democrático" para comercialização. Segundo ele, isto ocorre porque não há distinção entre animais de grandes, médios ou pequenos criadores.
Os leilões na Estância Orsi são realizados às 20h, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. A comercialização acontece a partir das 16h30, nas quartas-feiras.

Texto Anterior: Vaca limousin sai por 36 mil URVs em SP
Próximo Texto: Leilões ganharam impulso em 1987 no MS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.