São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar ataca os oligopólios e ameaça com MP para preços

WILLIAM FRANÇA
ENVIADO ESPECIAL A BELÉM

O presidente Itamar Franco deu prazo até quarta-feira para que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado concluam a aprovação do projeto de lei que combate o abuso de poder econômico.
"A proposta do Congresso é mais interessante porque pode dar penalidades que nós estamos proibidos de instituir através de Medida Provisória", comentou Itamar.
O Congresso deve examinar o projeto da lei antitruste do deputado Fábio Feldman (PSDB-SP), que prevê multa de CR$ 6 milhões e prisão para os responsáveis por supostos abusos. A equipe econômica apóia o projeto. Segundo Itamar, o governo não poderia impor estas sanções por meio de MP.
O presidente disse que conversou com os presidentes Inocêncio Oliveira (Câmara) e Humberto Lucena (Senado) e obteve dos dois garantias de que o projeto será aprovado na terça e quarta-feira em cada Casa.
"A ganância desses indivíduos (oligopólios) pode evidentemente não atrapalhar apenas o plano Real, mas a vida de toda a população", comentou o presidente.
O presidente Itamar Franco disse que "serão mais de 50 demissões" nas estatais do Ministério dos Transportes por causa da desobediência à MP de conversão à URV. Várias empresas ligadas a este Ministério converteram os salários pelo "pico" e não pela média dos últimos quatro meses.
Itamar disse que até agora poucas demissões foram efetivadas porque "há sempre um processo legal e burocrático que precisar ser cumprido". "Mas todos serão demitidos", acrescentou.
O presidente disse que pediu ao ministro das Minas e Energia, Alexis Stepanenko, que cheque também as estatais ligadas a ele para saber se também houve desobediência.

Texto Anterior: Leilão do Lloyd Brasileiro pode ocorrer em 90 dias, diz BNDES
Próximo Texto: Mudança pode trazer punições retroativas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.