São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso tenta votar MPs

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A menos de duas semanas do início da Copa do Mundo de futebol e com as campanhas eleitorais já na rua, o Congresso vai tentar esta semana fazer um esforço concentrado.
As lideranças querem se concentrar na votação de medidas provisórias, no julgamento dos acusados pela CPI do Orçamento e na promulgação das alterações feita à Constituição.
Hoje, às 19h, em sessão do Congresso, deputados e senadores tentam iniciar a votação de dez medidas provisórias que estão na pauta. Amanhã, às 10h, há nova sessão para continuar a votação.
Os líderes reúnem-se hoje, às 11h, para decidir sobre as MPs que devem ser votadas, para tornar as sessões rápidas, sem tumultos.
Promulgações
As cinco emendas constitucionais aprovadas pelo Congresso revisor serão promulgadas hoje, às 10h, em sessão solene rápida, sem pompa e sem convidados ilustres.
A simplicidade foi determinada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Humberto Lucena (PMDB-PB). Em geral, ministros e outras autoridades são convidados para sessões solenes.
Lucena e os líderes não escondem o constrangimento pelo tímido desempenho da revisão. Dos 78 pareceres elaborados pelo relator, deputado Nelson Jobim (PMDB-RS), apenas seis foram aprovados.
Uma outra já foi promulgada: a que criou o FSE (Fundo Social de Emergência), a pedido do governo. As outras cinco entram em vigor apenas hoje.
Amin
O candidato do PPR à Presidência da República, senador Esperidião Amin, voltou a fazer um apelo a seus adversários de campanha, para que façam um "pacto" de apoio a uma revisão em 95.
Ele acha que é o momento "ideal" para um acordo, porque ainda não há "mágoas e cicatrizes" de campanha.

Texto Anterior: Canhin insiste em reajuste de 28,86%
Próximo Texto: PT vai apostar no otimismo e na Copa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.