São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Zagalo não quer Raí como capitão

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A LOS GATOS

O coordenador-técnico da seleção brasileira, Mário Lobo Zagalo, é contra a indicação do meia Raí para capitão da equipe na Copa do Mundo.
Zagalo defende que a escolha fique entre dois jogadores: o zagueiro Ricardo Rocha e o meia defensivo Dunga. "São eles os líderes em campo", disse ontem.
Para o coordenador, a função exige um jogador que já tenha disputado um Mundial. Rocha e Dunga jogaram o de 90. Raí participará pela primeira vez este ano.
Um dia após o empate em 1 a 1 contra o Canadá, o técnico Carlos Alberto Parreira irritou-se ontem com perguntas sobre desempenhos individuais, especialmente o de Raí, na partida de domingo.
"Só falo sobre a equipe como um todo", afirmou. Ele disse que o rodízio na função de capitão foi para tirar "responsabilidade" de Raí. `Achamos que estava pesando, prejudicando-o".
Raí foi capitão –representante do time junto ao juiz– da seleção nas eliminatórias, no ano passado. Contra o Canadá, foi Dunga.
Amanhã, contra Honduras, e domingo, diante de El Salvador, devem se revezar Ricardo Rocha e o lateral-direito Jorginho.
Entre os quatro, mais o zagueiro Ricardo Gomes, o técnico definirá o capitão para Copa.
Parreira disse que nenhum dos três adversários do Brasil na primeira fase do Mundial –Rússia, Camarões e Suécia– jogará com "tanta disposição" como o Canadá. "Para eles o amistoso foi como uma final de Copa do Mundo."
O treinador voltou a criticar três jogadores que entraram no segundo tempo anteontem: o lateral-direito Cafu, o meia Mazinho e o meia-atacante Paulo Sérgio. "Sei que rendem mais do que aquilo."
Parreira, porém, anunciou que Mazinho entrará durante os dois próximos amistosos. O técnico quer voltar a testá-lo como reserva dos meias defensivos Mauro Silva e Dunga e do meia Raí.
O técnico considerou "natural" a queda de 47% (dia 20 de abril) para 32% (domingo) do índice de paulistanos que querem sua saída da seleção, segundo pesquisa Datafolha. "É o reconhecimento de coerência e trabalho correto."

LEIA MAIS Sobre a Copa nas págs. 2 a 5

Próximo Texto: Técnicos reprovam resultado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.