São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra exibe design brasileiro de autor

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Mostra: 1.a Mostra de Estofaria
Onde: Espaço Interior (r. Coronel Firmo da Silva, 319, tel. 011/873-2839, Sumaré, zona Oeste de São Paulo)
Quando: abertura hoje, às 20h. Até o dia 30 de julho, de segunda a sábado, das 9h às 18h
Ingressos: entrada franca

A galeria Espaço Interior recebe a partir de hoje, às 20h, uma mostra de móveis criados por designers brasileiros. Até aí nada de mais, não fosse ela dedicada exclusivamente a estofados.
Organizada pelo designer Marcio Colaferro, proprietário de galeria e autor de várias das peças em exposição, a mostra pretende valorizar este segmento pouco explorado no mercado.
"Sempre me interessei pelos estofados. A noção de conforto e prazer no design é muito importante. O estofado deve favorecer a descontração, a conversação, enfim, a democratização das relações sociais", diz Colaferro, que comparece ao evento com sofás, namoradeiras, poltronas e cadeiras.
O designer tenta alcançar isso trabalhando mais com as formas, medidas e mobilidade de suas peças. Sofás com encosto mais baixo dão mais descontração ao pescoço e à nuca e assim maior liberdade de movimentos. Formas mais circulares nos sofás também propiciam uma maior inter-relação entre seus ocupantes. Poltronas menores, mais leves e mais "ágeis" facilitam sua locomoção e relação com o espaço.
O designer Guto Lacaz criou com exclusividade para o evento uma chaise-longue que se pretende a solução para um de seus problemas: assistir TV com conforto (veja foto abaixo e à direita). Lacaz se inpirou no design dos anos 60 e criou um móvel com linhas clássicas, ergonômico e prático, já que além de confortável pode ser empilhado.
Mais conhecidos por suas fruteiras e jarros em alumínio retorcido e por seus móveis em metal, os irmãos Fernando e Humberto Campana também criaram seu produto com exclusividade para o evento. Sua cadeira de bolas pode ter uma aparência inusitada, mas preserva o conforto que o usuário exige.
Francisco Ozanan, designer morto em 1991, comparece com sofá de três lugares (foto abaixo e à direita) desenvolvido pela Espaço Interior a partir de um croqui encontrado por Marcio Colaferro. Este garante que, apesar de sua forma inclinada e da delicadeza dos pés do móvel, ele prima pela resistência e estabilidade.
A mostra traz ainda trabalhos do artista plástico Wilton Azevedo (poltrona da série "Funnyture") e sofás, poltronas e puff de Rainer Thrum, designer radicado no Rio de Janeiro que desde 1985 desenvolve projetos com Colaferro.
Colaferro não acredita que o trabalho com estofados e a necessidade intrínseca de conforto para seus usuários reduzam as possibilidades de criação e pesquisa do designer. "Quando faço cenários para teatro tenho mais espaço para criação, mas não reduzo as minhas expectativas quando trabalho com estofaria. O problema maior é com as leis do desenho industrial, que tende a limitar o trabalho do designer", diz.
Com exceção das cadeiras com base em alumínio lixado de Colaferro (entre 120 e 150 URVs), os móveis da mostra custarão em média 500 URVs por lugar (o sofá de três lugares de Francisco Ozanan é mais barato, a cadeira de bolas dos irmãos Campana é mais cara).
Todos os móveis foram produzidos pela Espaço Interior, que pretende, no ano que vem, organizar um concurso para a produção de móveis de jovens designers brasileiros.

Texto Anterior: Banda tocou pesado e marcou presença
Próximo Texto: Dr. John põe funk em seu caldeirão musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.