São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Nomes das praias são em código

DA REPORTAGEM LOCAL

As praias em que os aliados desembarcaram, a 6 de junho de 1944, passaram para a história com nomes que eram até então desconhecidos pelos franceses da Normandia.
Gold beach se chamava, em verdade, praia de Arromanche.
Omaha beach, local em que os norte-americanos encontraram a maior resistência alemã e sofreram suas maiores baixas, é em verdade a junção de três pacatas praias normandas: Sait-Laurent, Colleville e Vierville-sur-Mer.
O Estado-Maior aliado optou por designações fictícias para evitar que, em caso de vazamento para o serviço de informações do 3º Reich, a informação do desembarque não identificasse com precisão nenhum ponto geográfico.
Juno beach (do nome de uma deusa greco-romana), local do desembarque da 3ª Divisão Canadense, reúne as praias normandas de Bernières e Courseulles.
Os nomes foram escolhidos de modo a não fornecer nenhuma analogia geográfica ao inimigo. Utah, por exemplo, é o nome de um Estado norte-americano. Sword quer dizer espada e Gold significa ouro.

Texto Anterior: Conselho de Segurança negocia sanções contra a Coréia do Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.