São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Hebraica recebe o pianista Steuerman

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Concerto: Orquestra de Câmara Villa-Lobos
Solista: Jean Louis Steuerman (piano)
Série: Hebraica - Banco de Boston
Programa: Prokofief ("Abertura sobre Temas Hebraicos", op. 34-bis); Mozart ("Concerto nº 14 para Piano e Orquestra", K.449) e Tchaikovski ("Serenata para Cordas", op. 48)
Quando e onde: hoje às 21h; sala Arthur Rubinstein (r. Hungria, 1.000, tel. 011/816-6463)
Ingressos: 30 URVs

Jean Louis Steuerman, 45, é um dos poucos pianistas brasileiros de reconhecido trânsito nos circuitos internacionais.
Estabelecido em Londres, tem em seu currículo concertos com a Sinfônica de Londres, dirigida por Claudio Abbado, e com a Gewandhaus de Leipzig, sob a regência de Kurt Mazur.
Os 13 instrumentistas da Orquestra de Câmara Villa-Lobos são de formação mais recente. Estão juntos desde junho de 1992.
A orquestra e o pianista se encontram hoje à noite na Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo.
Dão prosseguimento à série patrocinada pelo Banco de Boston, que trouxe em maio a Orquestra de Câmara Franz Liszt, de Budapest, e ainda trará os ingleses da Academy of Ancient Music, dirigidos por Christopher Hogwood.
Steuerman disse à Folha não se sentir intimidado pelo peso das gravações já existentes de um dos concertos para piano de Mozart. Disse que, se não julgasse poder trazer alguma inovação, não o executaria.
Sua visão da peça, afirma, "incorpora um pouco da contribuição da escola de música autêntica, que procurou reconstituir as maneiras com que as peças eram orinariamente interpretadas".
Isso abriu, a seu ver, "uma gama de possibilidades de interpretação até agora ignoradas".
Mas ele diz não ser apenas um arqueólogo que recupera uma linguagem instrumental própria ao final do século 18. "Quero manter uma liberdade de espírito dentro de um quadro acústico mais tradicional", afirma.
Steuerman deverá gravar ainda este ano, com a Orquestra de Câmara de Moscou, a integral dos concertos para piano de Felix Mendelsohn. Também estão em seus planos as três suites para piano do compositor italiano Dirolano Arrigo.
A Orquestra de Câmara Villa-Lobos tem programados 48 apresentações em 1944. Seu regente, Roberto Ring, 40, disse estar negociando um contrato com uma das grandes gravadoras para a produção de CDs com repertório brasileiro.
Deverá também se apresentar em julho, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, com o clarinetista alemão Wolfgang Meyer.

Próximo Texto: Slater quer ser o novo Harrison Ford
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.