São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foi o maior reflexo desde 40

DA REPORTAGEM LOCAL

Os tremores sentidos em São Paulo foram os de maior intensidade desde 1940, quando esse tipo de fenômeno começou a ser registrado pelos sismógrafos do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
A afirmação é do técnico em sismologia José Roberto Barbosa, 42. Segundo ele, nesses 46 anos, foram percebidos 26 tremores em São Paulo, como extensão de terremotos ocorridos na região andina. Nenhum outro reflexo havia atingido tantas áreas no país.
Segundo ele, o foco do terremoto aconteceu no norte da Bolívia, a uma profundidade de 600 km. O raio da Terra (distância da superfície ao centro) mede 6.370 km.
Barbosa firmou ainda que o terremoto foi provocado pelo atrito de duas placas tectônicas, a Nazca, que vem do fundo do oceano Pacífico, e a Sul-Americana, do oceano Atlântico.
Com o atrito, acrescentou, houve uma liberação de energia, cujas ondas sísmicas foram se propagando pelo resto do continente.

Texto Anterior: 'Situação lembrava um navio em alto-mar'
Próximo Texto: Cocaína e tabaco apreendidos em Tocantins chegam a Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.