São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços sobem 45,38% para quem ganha até 30 mínimos

O ICV (Índice do Custo de Vida) para as famílias com rendimento mensal de um a 30 salários mínimos no município de São Paulo, em maio, foi de 45,38%, 2,88 pontos percentuais abaixo do resultado de abril, quando a taxa alcançou 48,26% –a maior variação desde o Plano Collor 1.
O cálculo é do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) que também apurou redução mais acentuada da taxa do ICV para as duas faixas de renda restritas. Quem ganha até três mínimos gastou 44,31% mais em maio, e até cinco mínimos, 44,64%.
Segundo o Dieese, a desaceleração nas taxas foi provocada pela menor elevação dos preços da alimentação, além de habitação e transportes. A entidade apurou que outros itens do orçamento doméstico como vestuário, saúde e educação e cultura, ainda exerceram pressão altista.
Em maio, os preços da alimentação subiram, em média, 40,44%, abaixo da variação da URV, de 44%. Os maiores aumentos foram das bebidas (55,57%), gorduras e condimentos (53,06%) e alimentação fora do domicílio, com 48,44% de alta.

Texto Anterior: Vendas no mercado interno têm aumento de 84% no ano
Próximo Texto: A concorrência vinda do exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.