São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Bandeirantes critica imagens da Globo
HUMBERTO SACCOMANDI
"A transmissão foi ruim. Ninguém ficou satisfeito", disse Manoel Thomas Mauger, diretor comercial da Bandeirantes, sobre o jogo Brasil e Honduras. "Espectadores ligavam reclamando que não conseguiam assistir o jogo direito. Concordo com eles", disse Luciano do Valle, diretor de esportes da Bandeirantes. Ele chegou a reclamar das imagens ao vivo, durante o jogo. Bandeirantes e Globo fizeram um acordo para neutralizar a publicidade da cerveja Brahma nos estádios. Os métodos usados pela Globo, responsável pela geração da imagem, têm prejudicado a transmissão. No jogo contra o Canadá, a emissora enquadrava até a linha lateral. Nas cobranças de lateral, só aparecia o pé do jogador. Naquele dia, a Bandeirantes acabou usando a imagem da TV canadense. No jogo contra Honduras, a única imagem era gerada pela Globo. No começo da partida, a emissora novamente "fechou a imagem", isto é, enquadrou só até a lateral. Para compensar, foram colocadas câmeras atrás dos gols. Essas tomadas, porém, confundiam o espectador. "Eu e Rivelino ficamos tontos", disse Luciano. Em linguagem técnica, essas câmeras quebravam o eixo da imagem. Os espectadores de repente recebiam imagens inusitadas de trás do gol. Nessa situação, o espectador perde as referências espaciais e perde-se em campo. A transmissão foi assim nos 15 primeiros minutos da partida contra Honduras. A Bandeirantes reclamou e a Globo acabou "abrindo" mais a imagem, deixando aparecer as placas de publicidade estática da Brahma. Num comunicado divulgado na última segunda-feira, a Globo informou que testaria mecanismos para ocultar os painéis de publicidade nesses jogos preparatórios da seleção brasileira. Procurada pela Folha, a direção da Globo não informou se manterá o mesmo esquema de transmissão para o jogo de domingo, contra El Salvador. "Achamos que domingo deve melhorar, mas é difícil administrar isso. Temos que respeitar o espectador e temos que preservar o patrocinador", disse Mauger. Segundo ele, a partir da Copa tudo muda. A geração de imagens será feita pela European Broadcast Union. Além disso, a Brahma não terá placas de publicidade. Em campo só haverá anúncios dos patrocinadores oficiais da Copa. Texto Anterior: Rússia jogará com time que tem brasileiro Próximo Texto: Brasil se classifica à semifinal do Mundial Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |