São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bandeirantes critica imagens da Globo

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Bandeirantes criticou ontem a geração de imagens da Rede Globo para os jogos preparatórios da Brasil. A Globo não informou se continuará a cortar as imagens no jogo de domingo.
"A transmissão foi ruim. Ninguém ficou satisfeito", disse Manoel Thomas Mauger, diretor comercial da Bandeirantes, sobre o jogo Brasil e Honduras.
"Espectadores ligavam reclamando que não conseguiam assistir o jogo direito. Concordo com eles", disse Luciano do Valle, diretor de esportes da Bandeirantes. Ele chegou a reclamar das imagens ao vivo, durante o jogo.
Bandeirantes e Globo fizeram um acordo para neutralizar a publicidade da cerveja Brahma nos estádios. Os métodos usados pela Globo, responsável pela geração da imagem, têm prejudicado a transmissão.
No jogo contra o Canadá, a emissora enquadrava até a linha lateral. Nas cobranças de lateral, só aparecia o pé do jogador. Naquele dia, a Bandeirantes acabou usando a imagem da TV canadense.
No jogo contra Honduras, a única imagem era gerada pela Globo. No começo da partida, a emissora novamente "fechou a imagem", isto é, enquadrou só até a lateral.
Para compensar, foram colocadas câmeras atrás dos gols. Essas tomadas, porém, confundiam o espectador. "Eu e Rivelino ficamos tontos", disse Luciano.
Em linguagem técnica, essas câmeras quebravam o eixo da imagem. Os espectadores de repente recebiam imagens inusitadas de trás do gol. Nessa situação, o espectador perde as referências espaciais e perde-se em campo.
A transmissão foi assim nos 15 primeiros minutos da partida contra Honduras. A Bandeirantes reclamou e a Globo acabou "abrindo" mais a imagem, deixando aparecer as placas de publicidade estática da Brahma.
Num comunicado divulgado na última segunda-feira, a Globo informou que testaria mecanismos para ocultar os painéis de publicidade nesses jogos preparatórios da seleção brasileira.
Procurada pela Folha, a direção da Globo não informou se manterá o mesmo esquema de transmissão para o jogo de domingo, contra El Salvador.
"Achamos que domingo deve melhorar, mas é difícil administrar isso. Temos que respeitar o espectador e temos que preservar o patrocinador", disse Mauger.
Segundo ele, a partir da Copa tudo muda. A geração de imagens será feita pela European Broadcast Union. Além disso, a Brahma não terá placas de publicidade. Em campo só haverá anúncios dos patrocinadores oficiais da Copa.

Texto Anterior: Rússia jogará com time que tem brasileiro
Próximo Texto: Brasil se classifica à semifinal do Mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.