São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos tiram os pobres das ruas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As cidades norte-americanas de Dallas e Washington estão realizando uma "operação limpeza" para tirar de suas ruas qualquer sinal de pobreza antes da Copa.
Ambas sediarão jogos do Mundial. Preocupadas com a imagem de suas cidades na imprensa internacional, as autoridades locais trataram de agir às vésperas da competição.
Em Dallas, no Estado do Texas, centro-sul dos EUA, mendigos e desamparados estão sendo retirados das ruas e dos abrigos que improvisam para viver.
Moradias precárias, montadas a base de móveis velhos e entulho, localizadas sob um viaduto da rodovia interestadual 45, que passa pelo centro da cidade, desaparecerão completamente.
Um total de 220 pessoas sem casa foram levados pela assistência pública de Dallas para habitações e apartamentos financiados pela cidade.
Não há informações de quanto tempo estas pessoas serão mantidas nas habitações públicas.
Há, ainda, cerca de 75 pessoas vivendo embaixo da ponte da rodovia 45. Mas a previsão é de que suas moradias serão derrubadas.
As autoridades de Dallas negam que as medidas tenham qualquer relação com a Copa do Mundo e alegam problemas de segurança pública para remover os mendigos.
Para John Fullinwinder, representante dos sem-teto, a cidade está preocupada com sua imagem, já que será visitada por centenas de jornalistas estrangeiros durante o Mundial.
Washington
Na capital norte-americana, situada na costa leste do país, a preocupação é com os arredores do estádio Robert Fitzgerald Kennedy, um gueto negro a oeste da cidade.
O local, onde serão disputadas partidas da Copa, é conhecido pela falta de segurança, especialmente à noite e para pessoas brancas que ali transitarem.
"Nunca vi tanto movimento aqui em toda a minha vida", disse uma moradora do local, Gloria Scarborough, 28.
"Em 25 anos, as ruas deste bairro jamais foram tocadas. Agora, com a chegada do futebol, acontece esta agitação", afirmou Adrin Thompson, outro residente.

Texto Anterior: Mundial faz EUA barrarem vôos da Nigéria
Próximo Texto: Entrega de ingressos causa reclamações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.