São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Jazz Orchestra homenageia o compositor Count Basie em show

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

Uma das lendas do jazz, o pianista William Count Basie (1904-1984), está sendo homenageado pela Rio Jazz Orchestra, que faz temporada de duas semanas no Rio Jazz Club (Leme, zona sul).
Com 60 arranjos originais da "big band" de Count Basie, o maestro Marcos Szpilman rege 17 músicos e dois vocalistas, além de vários convidados, num show de uma hora e 15 minutos.
"Qualquer tipo de música, quando bem executada, tem público no Brasil", diz Szpilman, 59, que já prepara outro "revival" semelhante, de Duke Ellington, para o fim do ano.
No Rio Jazz Club, cantores e cantoras vão lembrar interpretações de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Tony Bennett e clássicos como "The Man I Love" e "I Left my Heart in San Francisco".
Ao término de cada apresentação, a orquestra tocará 30 minutos para que o público dance. No piano, se revezarão Sheila Zagury, Ana Beatriz Azevedo e Lulu Martin.
Mas o charme do programa está nos comentários e histórias que apreciadores de Count Basie vão contar. Já estão confirmadas as presenças de Fernando Sabino, Jorge Guinle e do radialista Nelson Tolipan.
"Vou improvisar na hora", avisa Guinle, que até hoje ouve raridades de Basie, como seu disco de 29 em que toca com o Benie Moten, um grupo de feras de Kansas City.
Amigo dos parceiros do pianista nos anos 40, época em que não poupava gastos, o ex-playboy Guinle ressaltará "o swing natural e o estilo econômico" de Basie.
Tolipan também evoca o espírito do jazz para não roteirizar sua participação no espetáculo. "Mas vou contar que vi Basie conversar enquanto tocava e dirigia a orquestra em uma noite no Birdland, em Nova York".
Também dono de raridades do músico, Tolipan possui V-Discs não-comerciais de Basie, feitos especialmente para que os soldados americanos nas frentes de batalha da Segunda Guerra Mundial.

Show: O Melhor de Count Basie, com a Rio Jazz Orchestra
Onde: Rio Jazz Club (r. Gustavo Sampaio, s/nº, tel. 021/541-9046, Leme, zona sul do Rio)
Quando: quinta, sexta e sábado, às 23h, domingo, às 21h; até o dia 19
Ingressos: CR$ 15 mil (couvert) e CR$ 6.000 (consumação)

Texto Anterior: Espetáculo leva universo feminino ao palco
Próximo Texto: Linda Inês vira estátua na novela "Fera Ferida"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.