São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Onde mora o perigo; Tomou gosto; Lenha na fogueira; Água fria; Sombras do passado; Perdendo a diplomacia; Princípio de racha; Sincretismo; Para a platéia; Negócios

Onde mora o perigo
O clima no Planalto é de festa com a recaída do estilo "faço e aconteço" de Itamar. Voltaram as frases do tipo "só quando o chefe intervém na área econômica é que dá certo", ditas por ministros que habitam o gabinete presidencial.

Tomou gosto
Quem teve contato recente com Itamar diz que o presidente é puro contentamento desde que voltou a palpitar na política econômica.

Lenha na fogueira
Itamar recebeu de amigos cópia de discurso feito na terça pelo senador Josaphat Marinho (PFL-BA) em defesa de uma ação que rebaixe preços abusivos. Algo na linha de expurgo. O presidente ficou de examinar as declarações.

Água fria
Amigos de Itamar, Raul Belém (PP-MG) e Luiz Carlos Santos (PMDB-SP) desaconselham qualquer expurgo nos preços. "O governo vai interferir no abuso, não na política de preços e no mercado", diz o deputado paulista.

Sombras do passado
A equipe econômica teme que a mania de Itamar dar pitaco na economia tenha voltado para ficar. Os técnicos dizem a amigos que não aceitam medidas drásticas, mas também não pensam em demissão. Por ora.

Perdendo a diplomacia
Ricupero, que também recebeu o discurso de Josaphat, tem dado sinais de frustração com os supermercados. O ministro achava que reuniões com o setor poderiam ajudar na questão dos preços. Já não está tão convencido.

Princípio de racha
Enilson Simões de Moura, o Alemão, recebeu advertência da diretoria da Força Sindical em reunião fechada, anteontem. O estatuto da central proíbe que um diretor, enquanto tal, apóie um candidato –como ele fez com FHC.

Sincretismo
Está sendo formado em São Paulo o comitê judaico pró-Lula. Na segunda, o candidato visita a Federação Israelita. O petista tenta passar uma imagem de candidato ecumênico. Não é novidade: Quércia tem a mesma estratégia.

Para a platéia
Na quinta o STF deu lição de prioridade. Os ministros desprezaram uma pauta com questões sobre tortura, imposto de renda e recursos eleitorais, para tratar da composição de tribunais. Uma platéia de advogados os aplaudiu.

Negócios
No Brasil a partir do dia 26, o secretário de Comércio dos EUA, Ron Brown, virá com empresários e políticos de seu país. O governo americano tem dito que dará prioridade a dez "mercados emergentes", entre eles o Brasil.

Próximo Texto: Candidato a técnico; Melhores inimigos; Primeira vez; Dança dos números 1; Dança dos números 2; Reforço de caixa; Visita à Folha; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.