São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procon autua 6 supermercados em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Seis supermercados foram autuados ontem pelo Procon, órgão de defesa do consumidor da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Motivo: foi detectado aumento de preços em URV em determinados produtos no mês de março em relação à média dos últimos quatro meses de 93.
Foram autuados o Cândia (leite Ninho), Carrefour (leite Glória), Eldorado (açúcar União), Extra (açúcar União, leite Ninho e creme dental Kolynos), Paes Mendonça (leite Ninho e detergente Minerva Plus) e Pão de Açúcar (leite Ninho, creme dental Kolynos e Colgate).
O governador do Estado, Luiz Antonio Fleury Filho, determinou ao órgão que fizesse as autuações, afirmou o coordenador do Procon, Marcelo Sodré, 37. Ele negou que o governador tivesse motivos políticos.
Devem ser autuadas na semana que vem as indústrias Copersucar, Nestlé, Royal, Anakol, Gessy Lever, Colgate e Ceval. Os atacadistas Atacadão, J. G. A., Cofesa, A. M. Distribuidora e Moca também estão na lista do Procon.
Assim que a empresa é notificada, tem dez dias para recorrer.
Outro lado
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) tenta marcar uma audiência com o governador Fleury para discutir a autuação de seus associados.
Omar Assaf, vice-presidente da Apas, disse que a entidade deve adotar uma posição sobre o assunto na segunda-feira.
O Carrefour, Pão de Açúcar, Extra e Eldorado não se pronunciaram sobre as autuações.
O diretor de marketing do Cândia, Flavio Escobar, disse estar surpreso. "Deve ter acontecido algum equívoco."
Indústrias fornecedoras citadas na pesquisa do Procon negaram a prática de aumento abusivo.
"A empresa recebeu técnicos do Procon, mostrou as notas fiscais e ficou rigorosamente demonstrado que a conversão de preços foi realizada dentro da lei, de acordo com a média do último quadrimestre de 93", disse Durval Monteiro, gerente de comunicações da Gessy Lever.

Texto Anterior: O salvador da pátria
Próximo Texto: Regra para aplicações pode mudar este mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.