São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito dá transporte para comício de FHC

TALES FARIA
ENVIADO ESPECIAL A CANUDOS

O comício do candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, previsto para amanhã em Canudos (BA) está sendo preparado sem respeitar a legislação eleitoral.
O evento é o último da agenda da viagem que o tucano fará ao Nordeste neste fim-de-semana.
Os organizadores do comício prevêem empréstimo de ônibus para transporte de pessoas sem a contrapartida em bônus eleitorais, uso da máquina pública municipal e até a ajuda da empreiteira OAS.
O prefeito de Canudos, Manoel Adriano Filho (PFL), disse à Folha que irá ceder pelo menos uma camionete da prefeitura para o transporte de eleitores da área rural para o comício.
Segundo Adriano Filho, empresários e fazendeiros da região cederão também ônibus e caminhões.
O prefeito, conhecido como "Vavá", disse que, além da camionete, a prefeitura também dará feijão, farinha e carne para as pessoas levadas ao comício.
"Conseguimos quatro bois com fazendeiros da região", afirmou.
Edmundo Resende –um dos coordenadores do comício mandado à cidade pelo candidato do PFL ao governo da Bahia, Paulo Souto– disse que 40 ônibus vão transportar as pessoas para o comício.
Ele afirma que parte dos veículos é paga pelas próprias pessoas transportadas e parte foi cedida por emepresários.
"A gente não pede nada, mas como sabem que o Souto é o candidato do ex- governador Antônio Carlos Magalhães, todos querem ajudar", disse.
Principal cacique do PFL, ACM estará no comício, ao lado de FHC, Souto e do atual governador da Bahia, Antônio Imbassahy. É a primeira vez que FHC vai à Bahia, desde que PSDB e PFL formalizaram a aliança para a sucessão.
Durante a viagem de campanha ao Nordeste no mês passado, FHC foi recebido nos aeroportos de Maceió e Aracaju por pessoas transportadas em ônibus de empresas privadas sem a contrapartida em bônus eleitorais exigida pela lei.
O candidato do PSDB à Presidência se disse contra esse tipo de desrespeito à legislação eleitoral.
Em Canudos, FHC participa da inauguração do sistema de ampliação da rede de água da cidade, uma obra da empreiteira OAS.
Além de preparar encanamento especial para colocar uma bica no palanque do comício, a OAS também cedeu o material para um pequeno palanque que os organizadores pretendem montar para os repórteres presentes ao evento.
A lei 8.713, que regula as eleições deste ano, proíbe doação de órgão da administração pública direta. A lei também prevê que as doações de empresas devem ser convertidas em bônus eleitorais.
O Código Eleitoral considera crime eleitoral o uso de serviço de qualquer repartição municipal para beneficiar partido.

Texto Anterior: Itamar pede explicações sobre mortalidade infantil
Próximo Texto: Governo manda devolver dinheiro pago a mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.