São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP denuncia Maluf por ataque a Biscaia

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, José Emmanuel Burle Filho, ofereceu denúncia ontem, com base na Lei de Imprensa, contra o prefeito Paulo Maluf.
Burle Filho acusa Maluf de praticar injúria (atacar a honra) e difamação (imputar ato falso que denigre a honra) contra o procurador-geral de Justiça do Rio, Antonio Carlos Biscaia.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou ontem que Maluf vai esperar a notificação da Justiça para autorizar seu advogado a se pronunciar.
A denúncia foi originada por uma representação do próprio Biscaia ao Ministério Público de São Paulo. Ele se sentiu ofendido com as declarações que Maluf fez à imprensa ao ser acusado de ter recebido dinheiro de bicheiros.
Segundo Biscaia, o nome do prefeito está na lista de propinas do bicheiro Castor de Andrade. O dinheiro teria servido para financiar um comício de sua campanha para presidente em 1989, no Rio.
Burle Filho aceitou os argumentos de Biscaia e entrou com a denúncia. O Tribunal de Justiça ainda não decidiu se vai instaurar a ação contra o prefeito.
Ele apresentou a denúncia por ser esta uma atribuição exclusiva do procurador-geral.
Ao saber da denúncia de Biscaia, no dia 7 de abril, Maluf disse que tratava-se de uma "inverdade, uma mentira muito grande."
Ele também chamou Biscaia de "pirralho, um moleque leviano, irresponsável e exibicionista histérico. Ele quer aparecer de maneira histérica nas rádios e TVs, acusando, sem provas, juízes, ministros e prefeitos."
Segundo a assessoria de Maluf, o prefeito ofereceu denúncia contra Biscaia, no Tribunal de Justiça do Rio, em maio, por difamação.

Texto Anterior: Justiça Federal condena 2 por tráfico de crianças; Empresa constrói subestação do Metrô; Sindicato denuncia furto de 3,5 t de carne bovina; Justiça Militar decreta prisão de PMs da Rota; Acidente com caminhões pára Dutra por 2 horas
Próximo Texto: Lista cita policiais de Soracaba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.