São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os Marinho são donos do maior império

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os Marinho são donos de maior império
O cadastro de sócios das emissoras de rádio e TV do Ministério das Comunicações mostra que o mercado brasileiro tem um grande império da radiodifusão sob o comando da família do empresário Roberto Marinho.
O mapeamento das concessões registradas no Ministério das Comunicações mostra que a família Marinho é a que tem o maior número de geradoras nos mercados de maior poder aquisitivo.
Ela tem emissoras em Brasília, Recife, Rio de Janeiro, quatro próprias e duas em sociedade no Estado de São Paulo, duas próprias e uma em sociedade em Minas Gerais e mais quatro em sociedade no Estado do Paraná.
O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), do grupo Silvio Santos, tem nove TVs em nome de empresas da família Abravanel (sobrenome de Silvio Santos).
O grupo tem seis concessões na região Sudeste (quatro em São Paulo e duas no Rio de Janeiro), uma no Rio Grande do Sul, uma em Brasília e outra no Pará.
A família Saad, da Rede Bandeirantes, tem quatro concessões de TV no Estado de São Paulo e uma em cada um das seguintes capitais: Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Rio e Salvador.
Os Saad e os Sirotsky concentram o maior número de rádios: cada uma das famílias tem 21 emissoras.
O grupo Manchete, de acordo com o cadastro do Ministério das Comunicações, tem três emissoras no Sudeste (São Paulo, Belo Horizonte e Rio) e duas no Nordeste: Fortaleza e Recife.
Segundo a pesquisa Intermeios (da revista "Meio & Mensagem"), a verba publicitária veiculada pelas televisões no ano passado foi de cerca de US$ 1,3 bilhão, e a das rádios ficou em torno de US$ 100 milhões.
A estimativa do mercado é de que Globo e suas afiliadas concentraram mais de 60% da verba publicitária em TV e que o SBT e suas afiliadas ficaram com cerca de 20%.
Impérios regionais
Os grupos regionais de radiofusão mais fortes do país são afiliados da Rede Globo. As emissoras dos políticos mais influentes também, o que aumenta o poder político de Roberto Marinho.
No Sul do país, o mercado é dominado pela família Sirotsky, proprietária da Rede RBS, afiliada da Globo. Os membros da família têm, no total, dez concessões de TV no Rio Grande do Sul (mais duas sob sua gestão por acordo comercial) e três em Santa Catarina.
Fora do Sul, a família Sirotsky só aparece como acionista em uma emissora: TV Itapemirim, no Cachoeiro do Itapemirim. Seu parceiro na empresa é o grupo Gazeta, do Espírito Santo, também afiliado da Globo.
Na Região Norte, o Grupo Rádio e TV do Amazonas –da família Daou– tem geradoras, afiliadas da Globo, em Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Amazonas. É o grupo mais forte da região.
No Centro-Oeste, os dois grupos mais fortes –família Câmara, que atua em Goiás e Tocantins, e a família Zahran (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso)– são também afiliados da Globo. A família Câmara tem sete concessões de TV e 12 rádios, e a Zahran tem quatro TVs e uma rádio.
No Nordeste, o único grupo que tem concessões em mais de um Estado é o da família Jereissati (grupo Verdes Mares): duas rádios e uma TV no Ceará (afiliada da Globo), uma rádio no Rio de Janeiro e outra em Alagoas.
Na maior parte dos Estados nordestinos, os grupos locais fortes são vinculados a políticos.
Na Bahia, o deputado federal Pedro Irujo Yaniz (PMDB) tem duas concessões de TV (afiliadas do SBT) e quatro emissoras de rádio. Seu filho Luiz Pedro Irujo é sócio da família Marinho nas duas rádios Globo do Estado.
A principal emissora baiana afiliada da Globo é a TV Bahia, que tem entre seus sócios o deputado federal (PFL) Luiz Eduardo Magalhães, filho do ex-ministro das Comunicações e ex-governador Antônio Carlos Magalhães, e Cesar Mata Pires, genro de ACM.
No Sergipe, a família do senador Albano Franco (PSDB) é o grupo de radiodifusão mais forte: tem duas emissoras de TV (uma afiliada Globo e outra do SBT) e três concessões de rádio.
Ex-presidentes
Em Alagoas e no Maranhão, as afiliadas Globo pertencem às famílias de dois ex-presidentes da República.
No Maranhão, a afiliada Globo é a TV Mirante, registrada em nome dos filhos de José Sarney (1985-90), que possuem também quatro emissoras de rádio.
Em Alagoas, a emissora afiliada é a TV Gazeta, que tem entre seus sócios o ex-presidente Fernando Collor de Mello (1990-92
No Rio Grande do Norte, a afiliada Globo - TV Cabugi- tem entre seus sócios o ministro da Integração Regional, Aluizio Alves.

Texto Anterior: Oito grupos dominam as TVs no Brasil
Próximo Texto: Outros países impõem limites
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.