São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher supera Alesi e sai na pole

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A MONTREAL

Michael Schumacher obteve ontem a pole-position do GP do Canadá de F- 1. A corrida, sexta etapa do Mundial, acontece hoje, a partir das 14h (15h de Brasília). A TV Globo anuncia a transmissão ao vivo.
O piloto alemão da Benetton acabou com o sonho dos ferraristas ao completar uma volta no circuito Gilles Villeneuve em 1min26s178, ontem, durante a segunda sessão de classificação para a prova.
Jean Alesi, o mais rápido na sexta-feira, larga em segundo. Ontem, o francês não conseguiu repetir o desempenho anterior.
"A temperatura subiu muita à tarde e o calor acabou fazendo com que eu perdesse a aderência nas rodas traseiras. Tive que lutar com o carro", afirmou o piloto.
Quem assistiu ao treino pela TV deve concordar com Alesi. Usando toda a pista e patinando nas curvas, Alesi não conseguiu superar a Schumacher, nem a si mesmo. Seu tempo no grid definitivo é o de sexta.
Schumacher, durante a entrevista após o treino, não escondia sua satisfação de ter superado os tempos da Ferrari de sexta-feira.
"Andei no limite, apesar da evolução que o carro sofreu nestes dois dias", afirmou o piloto.
O terceiro no grid, Gerhard Berger, ironizou as especulações de que a Ferrari estaria fazendo uso de combustível especial.
A partir deste GP do Canadá, a FIA, dentro de seu pacote de mudanças para tornar a categoria mais segura, exigiu o uso de gasolina comum por parte das equipes.
O desempenho de Alesi, anteontem, gerou dúvidas das outras grandes equipes. Com a classificação de Schumacher na pole, a polêmica perdeu força.
Em quarto e quinto se classificaram o inglês Damon Hill e o escocês David Coulthard, que travaram o duelo particular da Williams.
E na sexta posição, a presença de Rubinho Barrichello, pela segunda vez este ano, largando na terceira fila.
Nos treinos livres da manhã, Rubinho estava visivelmente nervoso com o desempenho do companheiro de equipe Eddie Irvine.
O brasileiro ficou em nono, enquanto Irvine foi o quinto. "Estava com problemas no freio, mas pelo computador, sabia que eu era mais rápido que ele. Foi isso que me abalou", dissimulou.
Irvine larga em oitavo, atrás de Ukyo Katayama, que anteontem fez o quinto tempo. O japonês acabou prejudicado no início da sessão de ontem, ao rodar na curva dois, que a partir de hoje será chamada de curva "Senna".
Christian Fittipaldi demonstrou frustração com o desempenho de seu Footwork, apenas o 16º tempo. "Esperava largar na primeira metade do grid", lamentou.
Para hoje, a expectativa é grande para a largada. A meteorologia prevê chuva, no horário da prova. Schumacher prometeu passar em primeiro na curva 1 e Alesi é conhecido por ser arrojado.
O muro no começo da reta dos boxes, do qual os pilotos passavam a milimetros, é um ponto em que pode responder por acidentes, apesar dos carros menos potentes e de novo desenho.

NA TVGP do Canadá, às 15h, na Globo

Texto Anterior: Caniggia machuca pé esquerdo em treino
Próximo Texto: Inglês está próximo da F-1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.