São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belas Artes abre cabine dos cinco sentidos

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

A "cabine erótica" da Livraria Belas Artes funciona a partir de quarta-feira à noite. O curioso entra, senta, coloca um fone de ouvido e começa a exploração dos cinco sentidos.
Neka Mena Barreto preparou seis sabores básicos para atiçar o paladar. Geraldo Anhaia Mello é responsável pelo vídeo que estimula a visão. Apolo 9 põe gritos, sussuros e música nos ouvidos.
Quem tiver coragem põe a mão na caixa de surpresas para o tato de Carlos Christofani. Completam a cabine odores afrodisíacos produzidos pela Phytoervas.
Ao sair, o curioso ganha uma camisinha e um texto do psicólogo Manoel Tosta Berlinck, sobre o grafiteiro de Lascaux –um dos primeiros a ilustrar o erotismo.
A cabine funciona até dia 30, quando também se encerra a 5ª Feira de Livros Eróticos. A Belas Artes fica na av. Paulista, 2.448.
Entre as preciosidades que se podem comprar, está o livro "Le Feu aux Entrailles" (o fogo nas entranhas), com texto de Pedro Almodóvar e desenhos de Milo Manara (CR$ 92.880,00).
O texto é em francês e vale a pena o esforço para ler as aventuras de Lupe, Raimunda e outras amantes do chinês Chu Ming, fabricante de absorventes higiênicos.
Segundo Sérgio Miguez, da Belas Artes, "Sade Ilustrado" é um hit da feira, promovida desde 1989. O livro reúne gravuras feitas por um anônimo para ilustrar as histórias do Marquês de Sade. A edição é espanhola (16,37 URVs).
Em "The Art of Arousal" (a arte de excitar), a psicóloga norte-americana Ruth Westheimer explora temas como o flerte, o beijo, prazeres em grupos, pela análise de quadros ou gravuras consagradas na arte (CR$ 157.500,00).
Mas não só os livros ilustrados fazem o prazer da feira. Do "boom" de livros eróticos que agora assola os Estados Unidos, há o último de Nicholson Baker, "Fermata", lançado no último mês pela Companhia das Letras.
Baker, que já havia mergulhado nesse universo com "Vox", uma conversa de sexo por telefone, agora ataca com um herói que pára o universo para despir mulheres ou olhá-las em momentos íntimos.
Não podia faltar o clássico dos clássicos, "Kama Sutra" –na tradução que a Jorge Zahar lançou, a partir da versão de Richard Burton (18,10 URVs). De Hilda Hilst, representante nacional da literatura erótica, a reunião "Rutilo Nada/ A Obscena Senhora D/ Qados", da Pontes (9,49 URVs).
Outra escritora brasileira, Wilma Azevedo, especialista em sadomasoquismo, estará presente à feira amanhã, quando faz duas palestras, às 19h e às 21h. Wilma é autora de "A Vênus de Cetim - O S&M no Brasil" (6 URVs).
Diz-se que o crescente interesse por livros e filmes eróticos é reflexo dos tempos de Aids. A livraria aproveita a ocasião para distribuir folhetos sobre a doença e vender livros sobre o tema.

Texto Anterior: Os créditos perderam crédito no cinema
Próximo Texto: Vídeo e fanzine completam a feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.