São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gallotti assume, preocupado com os preços

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Octávio Gallotti, 63, disse estar preocupado com os aumentos de preços, ao assumir ontem, interinamente, a Presidência da República.
Itamar fica até sexta-feira em Cartagena (Colômbia), participando da 4ª Cúpula Ibero-Americana, e depois segue para Quito (Equador), de onde só retorna domingo.
A transmissão de cargo ocorreu três meses depois da crise envolvendo o STF e o Planalto. A briga, que ficou conhecida como "crise dos 10%" (leia texto ao lado), opôs o Executivo ao Judiciário por causa da conversão dos salários à URV. Itamar não aceitou o cálculo do Judiciário, que dava uma diferença de 10%, a mais.
"Todos nós, sobretudo aqueles que compramos, acompanhamos com preocupação a evolução de preços", disse Gallotti ontem, após a transmissão do cargo, na Base Aérea de Brasília. Mas ele se disse confiante no Plano Real.
Gallotti negou interesse em tomar decisões sobre dois dos assuntos mais importantes do governo Itamar: a definição das regras para conversão dos aluguéis à URV e a aplicação da lei antitruste.
Esta é a primeira vez que o ministro Gallotti assume a Presidência. Os presidentes da Câmara, Inocêncio Oliveira, e do Senado, Humberto Lucena, não podem exercer o cargo porque são candidatos à reeleição. Desde 86 um presidente do STF não ocupava o cargo máximo do Executivo.
O presidente de Portugal, Mário Soares, embarcou com Itamar para a 4ª Conferência Ibero-Americana, em Cartagena. Também o acompanharam cinco ministros e o ex-ministro da Justiça Maurício Corrêa, que viajou como "observador parlamentar" (é senador pelo PSDB-DF), a convite de Itamar.
306 novos cargos
Antes de viajar, Itamar autorizou por MP (medida provisória) a criação de 306 cargos comissionados na Advocacia Geral da União.
A AGU defende o governo em processos na Justiça. Mas o Planalto nega que exista relação entre a medida e a expectativa de ações judiciais contra o Plano Real.

Texto Anterior: Itamar abre conferência hoje
Próximo Texto: "Crise dos 10% está superada"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.