São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Crise dos 10% está superada"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA REDAÇÃO

Octávio Gallotti assumiu a Presidência interinamente considerando "superada pelos acontecimentos" a "crise dos 10%".
"Acho que o próprio noticiário ampliou muito o episódio", disse Gallotti à Folha. Gallotti contou que, depois da crise entre os dois Poderes, encontrou o presidente Itamar Franco em solenidades.
Gallotti prometeu ontem "sobriedade" no cargo. Disse que, embora "habilitado para tomar qualquer medida", prefere não baixar atos "extravagantes".
Avisou que vai entrar pela garagem do Palácio do Planalto e despachar os atos de rotina.
Gallotti vai assumir a Presidência porque os dois primeiros na lista sucessória estão impossibilitados.
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Inocêncio de Oliveira, e do Senado, Humberto Lucena, são candidatos à reeleição.
O último presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) a assumir interinamente a Presidência da República foi José Carlos Moreira Alves, em 8 de julho de 1986.
Moreira Alves substituiu o então presidente José Sarney, em viagem à Itália para uma audiência com o papa João Paulo II.
Os presidentes da Câmara, Ulysses Guimarães, e do Senado, José Fragelli, não puderam assumir por que também estavam viajando.
Ulysses estava na Argentina e Fragelli, na antiga União Soviética.
Em 1945, com a deposição de Getúlio Vargas, o cearense José Linhares, então presidente do Supremo, assumiu a Presidência, nela permanecendo até a posse de Eurico Gaspar Dutra em 1946.

Texto Anterior: Gallotti assume, preocupado com os preços
Próximo Texto: Pesquisadores testam vacina contra "bactéria assassina"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.