São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arqueólogos escavam comunidade cristã

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Arqueólogos encontraram pela primeira vez vestígios da presença de cristãos no território dos Emirados Árabes Unidos antes do surgimento do islamismo (século 7).
"Parece provável que desenterramos restos de uma comunidade cristã de árabes na ilha Sir Bani Yas, do período que marca as vésperas do Islã", disse o arqueólogo Geoffrey King.
Em duas temporadas de escavações na ilha (a oeste da capital Abu Dhabi), os arqueólogos encontraram um pátio com 15 aposentos separados.
O complexo inclui uma área usada como cozinha, salas e portais decorados. Foram achadas cruzes esculpidas, indicando a natureza cristã do local.
Duas cruzes menores, em gesso, devem ter servido para decoração interna. Outras duas, maiores, serviam para decorar o prédio por fora, segundo os cientistas.
"A presença de cristãos em Sir Bani Yas antes do islamismo é inesperada", disse King, da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres.
Segundo o jornal "Emirate News", a presença de cristãos no leste da Península Arábica havia sido indicada em textos antigos, como o próprio livro sagrado dos muçulmanos, o Corão.

Texto Anterior: Pesquisadores testam vacina contra "bactéria assassina"
Próximo Texto: Usuários consomem mais cocaína nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.