São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fortaleza prepara 'guerra' contra dengue

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA

Começou ontem em Fortaleza (CE) a segunda etapa de uma "operação de guerra", para eliminar o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. A operação começou anteontem com um arrastão.
O diretor-regional da Fundação Nacional de Saúde, Hascalon Rodrigues, 43, disse que quer acabar com o mosquito adulto em 45 dias.
"O trabalho será feito por 22 camionetes de borrifação e dez bases costais (equipamento de borrifação que é colocado nas costas)", afirmou. Serão mobilizados 1.438 agentes de saúde.
"O surto da doença está se transformando em epidemia", disse a diretora do Serviço de Saúde do Ceará, Francisca Maria Andrade, 34. Segundo ela, 67%, dos 3.250 casos oficiais registrados no Estado este ano são do tipo 2.
Ela disse que uma morte ocorrida há oito dias é investigada como suspeita de dengue hemorrágica.
Segundo ela, a dengue foi notificada em 42 municípios. A eliminação do mosquito adulto deverá ocorrer dentro de 45 dias.
A Funasa e as secretarias municipal e estadual de Saúde realizaram anteontem, na orla marítima de Fortaleza, um "arrastão" para distribuir folhetos sobre a dengue.
O diretor do Hospital São José, Anastácio Sousa, disse que cem pessoas com dengue vêm sendo atendidas por dia, em média, no ambulatório do hospital.
O governador Ciro Gomes (PSDB) também contraiu o vírus tipo 2 da dengue, por volta de 25 de maio. Ele ficou 15 dias doente e chegou a ser internado no Hospital São Matheus por três dias.
"Ele teve febre de 40 graus, mas acreditava ser uma gripe forte", disse Lúcio Ferreira Gomes, irmão e chefe de gabinete do governador. Sexta passada ele voltou a trabalhar. Dois dos três filhos de Ciro Gomes também tiveram a doença.

Texto Anterior: Rio Grande do Norte; Bahia; Paraíba 1; Paraíba 2; Paraíba 3; Paraíba 4; Paraíba 5; Paraíba 6
Próximo Texto: Assessores do PT são assassinados no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.