São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

18 mortes foram 'coincindência', diz secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

18 mortes foram 'coincidência', diz secretário
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Odyr Porto, 67, disse ontem que a morte de 18 pessoas em duas chacinas no fim-de-semana foi uma "coincidência".
Segundo ele, esse número não revela um crescimento da violência no Estado. "Esse é um fenômeno (o crescimento da violência) que está acontecendo no mundo inteiro", disse.
No mesmo período deste ano, aconteceram 2.769 homicídios na região, segundo a secretaria.
"O crime está assumindo uma feição de guerra", disse. O secretário admitiu que grupos criminosos organizados estão agindo em São Paulo, mas disse que as duas chacinas seriam fatos isolados.
Segundo ele, as investigações da polícia estariam concluindo que esses dois crimes foram causadas por brigas entre quadrilhas. Ele disse não acreditar no envolvimento de policiais nesses casos.
Porto não quis dar detalhes sobre essas investigações. Na tarde de ontem, o secretário se reuniu com o Comandante-Geral da PM, coronel Francisco Profício, e com o Delegado-Geral de Polícia Civil, Jorge Miguel.
"O delegado-geral me relatou as providências que foram tomadas nos dois casos e as achei suficientes", afirmou o secretário.
Ele descartou a possibilidade de o Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa assumir as investigações da chacina de Taboão da Serra (Grande São Paulo).
Para Porto, as chacinas não teriam sido evitadas se houvesse um maior policiamento nas regiões onde os dois crimes aconteceram.
Em seguida, disse que a secretaria trata das consequências, não das causas da violência.
"Eu acho que as pessoas que moram na periferia podem ter razão de ter medo de morar em São Paulo. O policiamento que temos não é o ideal."
Porto negou que esteja faltando combustível e telex para a Polícia Civil e carros, para a PM. "Estamos comprando 700 carros para cada uma das polícias. Eles deverão ser entregues nos próximos meses", disse.

Texto Anterior: Segurança protege vítima em hospital
Próximo Texto: Adolescentes são mortos em favela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.