São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frank Miller volta em roteiro do novo Batman

ROGÉRIO DE CAMPOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Frank Miller, o criador do gibi "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e que lançou a "batmania" nos anos 80, está de volta a Gotham City.
Ele é o roteirista de uma nova história em quadrinhos do Batman que está sendo lançado nos EUA. Neste gibi, Batman enfrenta Spawn, o novo astro do mundo dos super-heróis.
É uma oportunidade única para os fãs. Depois de fazer "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e a minissérie "Batman - Ano Um", que reinventou a história do personagem em 1986, Miller brigou feio com a DC Comics, editora do Batman nos EUA e detentora dos direitos do personagem.
Daí em diante, a cada vez que vinha a inevitável pergunta "e o Batman?", Miller vinha com a mesma resposta: "Tudo o que eu tinha para dizer a respeito do Batman, eu já disse".
Miller só topou fazer esta HQ porque ela não está sendo publicada pela DC Comics, mas pela Image, a editora do Spawn. Foi o criador do Spawn (e desenhista deste novo gibi), Todd McFarlane, quem convenceu Miller a se envolver no projeto.
Segundo McFarlane, o argumento que ele usou para convencer Miller foi simples: "Frank, imagine você fazer uma história do Batman com toda a liberdade e a DC Comics não ganhar um tostão por isso?".
McFarlane é um dos maiores astros do quadrinho norte-americano atual. Seu "Homem-Aranha", lançado em 88, bateu o recorde de vendas de gibis nos EUA.
Foi McFarlane quem teve a iniciativa de juntar os artistas mais badalados da indústria dos quadrinhos norte-americanos para fundar uma editora própria, a Image.
Tal iniciativa mudou a cara do mercado. A Imagem é hoje uma das três maiores editoras de quadrinhos nos EUA.
Foi também uma iniciativa de McFarlne a produção desta HQ que reúne Batman e Spawn. Bolou o acordo que lhe permitiu o uso do Batman pela Image, e em troca deu para a DC Comics o direito de também fazer seu gibi "Batman & Spawn".
O gibi da DC também já foi lançado e tem roteiro de Chuck Dixon (que recriou o Robin) e desenho de Klaus Janson (arte-finalista de Frank Miller em "Batman - O Cavaleiro das Trevas"). Mas nada demais. O negócio mesmo é esse "Spawn & Batman" da Image.
Mais pelo acontecimento, é claro. Porque a história mesmo é aquela coisa de todos os outros encontros de super-heróis (os "crossovers"); herói encontra herói que não conhece, os dois brigam muito e no final vencem juntos o vilão e ficam amiguinhos para sempre.
Os dois gibis ainda não têm data para serem lançados no Brasil. Mas a Abril Jovem, que publica o material da DC Comics no país, já está em negociações com a Image.
Demolidor
Enquanto nos EUA é lançado essa volta de Frank Miller aos quadrinhos do Batman, chega às bancas brasileiras a volta de Miller aos quadrinhos do Demolidor, o herói que o revelou no final dos anos 70. "Demolidor - Homem Sem Medo" é uma minissérie de luxo, em cinco edições.
O roteiro é de Miller e o desenho é de John Romita Jr., filho do desenhista que definiu o visual do Homem-Aranha nos anos 60.
"Demolidor - Homem Sem Medo" conta a origem do herói. Um menino salva um cego de ser atropelado por um caminhão carregado de uma substância radioativa.
Um dos tambores com a tal substância atinge o menino, que fica cego mas adquire super-poderes. Cresce e vira o Demolidor.

Texto Anterior: A coisa mais importante
Próximo Texto: Tire proveito das oportunidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.