São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de Cuba seleciona dez filmes brasileiros

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas funcionárias do Instituto de Cinema de Havana, de Cuba, estiveram no Brasil semana passada para escolher os filmes brasileiros que serão convidados a participar do festival internacional cubano, um dos mais importantes da América Latina.
O festival começa dia 2 de dezembro e vai até o dia 15.
"Não há nenhuma restrição quanto ao número de filmes que podem participar de cada país", diz Zita Morri¤a, uma das pessoas encarregadas da organização do festival e que trabalha no Instituto.
Zita diz que o que se exige é que os filmes tenham dublagem ou sejam legendados em espanhol.
"Há uma razão bem clara para esta exigência: os filmes são vistos por um público que atingiu ano passado meio milhão de pessoas."
"O festival é um acontecimento público importantíssimo em Havana e não podemos deixar de lado a questão da compreensão", diz Zita.
Ela veio ao Brasil pela primeira vez e ficou quatro dias em São Paulo e dois no Rio para assitir, junto com a cineasta Ana Rodriguez, uma série de longas e curtas.
"Aqui em São Paulo assistimos cerca de dez filmes –escolhemos quatro. No Rio, vamos ver mais uma série".
Entre os filmes que serão convidados estão o último longa-metragem de Nelson Pereira dos Santos, "A Terceira Margem do Rio", que já era conhecido dos organizadores do festival por sua exibição no Festival de Berlim.
Além deste, os cubanos querem exibir em Havana "Alma Corsária", de Carlos Reichenbach, e "O Efeito Ilha", de Luiz Alberto Bahia, "O Beijo", de Walter Rogério, e "A Causa Secreta", de Sérgio Bianchi.
Os organizadores esperam levar dez longas brasileiros para o festival, mas querem a colaboração de institutos oficiais brasileiros para a dublagem.

Texto Anterior: Gilson e Leny lembram pérolas de Cartola
Próximo Texto: Bomba! Branco dos Titãs acerta fotógrafo!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.