São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Kohl bate social-democratas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O chanceler (chefe de governo) alemão, Helmut Kohl, disse que a vitória do governo na eleição para o Parlamento Europeu é um "bom começo para as eleições gerais".
Kohl disse que a vitória dos democratas-cristãos deveu-se principalmente à recuperação da economia alemã. Pesquisas de opinião previam a derrota do governo.
O resultado deixou o chanceler otimista para as eleições nacionais, em 16 de outubro.
O Partido Democrata Cristão e a União Social Cristã tiveram 38,8% dos votos, 1,5% a mais do que nas últimas eleições européias.
Eles também se mantiveram como a maior força política em quatro dos sete Estados que elegeram seus representantes locais.
O Partido Social Democrata, de oposição, conseguiu 32,2% dos votos, contra os 37,3% obtidos na última eleição do Parlamento.
Os Liberais, que também apoiam o governo, não conseguiram os 5% mínimos para terem representação no Parlamento.
Os ex-comunistas do Partido do Socialismo Democrático tiveram só 4,7%, mas são agora a terceira força na antiga Alemanha Oriental, com cerca de 20% dos votos.
O ultradireitista Partido Republicano, com 3,9%, está fora do Parlamento. Kohl se disse feliz com a derrota da direita, "por causa do reflexo no exterior".

Texto Anterior: Mitterrand sofre derrota na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.